domingo, 31 de janeiro de 2010
Sport/BMG perde para o Pinheiros/Mackenzie em casa pela Supeliga
Em um hora e 23 minutos, as paulistas derrotaram as rubro-negras por 3 sets a 0, com parciais de 25/20, 25/22 e 25/17, pela 13° rodada da Superliga Feminina. Com 17 pontos, Ju Costa comandou a vitória.
O próximo compromisso das recifenses será na próxima-quinta-feira (4), contra o Vôlei Futuro, no Marcelino Lopes.
Fonte:pe360graus
Metallica compensa 11 anos de ausência com peso e amor em SP.
Já perto do fim do show de abertura do Sepultura, os holofotes do estádio do Morumbi se acendem, iluminando toda a plateia. O Metallica sabe que um bom show também depende também do clima do público, e essa estratégia simples, de trocar o ambiente para marcar a escuridão como o domínio do metal, ajuda a criar a atmosfera das as duas horas de peso que viriam a seguir no primeiro show da banda em São Paulo na noite deste sábado (30) durante sua mini-turnê brasileira de 2010.
Com um céu relativamente limpo e num raro dia sem chuva na capital paulista, a escuridão que precedia a introdução do grupo ao som de “The ecstasy of gold”, de Enio Morricone, era quebrada apenas pela lua cheia que iluminava palidamente o estádio.
Com os quatro veteranos do metal – cada um por seus devidos méritos – em cima do palco, o Metallica abriu o show com a faixa que tem tocado com mais frequência durante a “Death magnetic tour”, “Creeping death”, do álbum “Ride the lightning”. Cumprimentando a cidade com um sonoro “estão prontos?” em português, o vocalista e guitarrista James Hetfield emenda com a poderosa “For whom the bell tolls”, também do disco azul de 1984.
Amor pelos fãs
Para um grupo de rock pesado e com cara de mau, o Metallica parece andar cheio de amor, especialmente pelos fãs. Antes de “Broken beat and scarred”, do último álbum “Death magnetic”, de 2008, James faz um discurso agradecendo o apoio da “família Metallica”. “Muito obrigado por nos apoiarem com a gente nos momentos mais difíceis e nos bons momentos como esse. Fiquem juntos sempre, e tudo estará bem”.
Mais cedo, durante a breve entrevista coletiva no salão nobre do Morumbi, o vocalista também falava da “paixão” dos fãs latino-americanos, especialmente dos brasileiros, e voltou a tocar no tema antes de “Sad but true”, dedicada ao Sepultura. “Eles, assim como nós, sabem que vocês gostam do som pesado. Vocês querem mais peso?”, provocava.
Com um show pontuado por mais momentos de “o Metallica ama vocês”, eles nem parecem a banda que há dez anos chegou perto de processar os próprios fãs que compartilhavam as suas músicas no Napster, e também soam bem mais felizes e à vontade do que na época do controverso álbum “St. Anger”, de 2003, que quase fez o grupo ruir.
O repertório da apresentação foi quase inteiro de clássicos, exceto por quatro faixas de “Death magnetic” – além de “Broken beat and scarred”, “That was just your life”, “The day that never comes” e “The end of the line”, todas do lado A do disco. De resto, foram três músicas da estreia “Kill’em all” (“The four horsmen”, “Motorbreath” e “Seek and destroy”), três de “Ride the lightning” (além das duas na abertura, a pesada balada “Fade to black”), a faixa-título de “Master of puppets”, outras três de “... and justice for all” (“Harvester of sorrow”, “One” e “Blackened”) e mais três do megaplatinado “Black album” (“Sad but true”, “Enter Sandman” e “Nothing else matters”).
Técnica perfeita
Com quase trinta anos de estrada e mais de cinco na formação atual com o baixista Robert Trujillo, eles não precisam provar mais nada em termos de técnica. A guitarra solo de Kirk Hammet é uma das principais estrelas da noite, cobrindo todos os espaços, e mesmo atrás do kit de bateria Lars Ulrich esbanja seu carisma dinamarquês, levantando-se da banqueta sempre que possível. Apesar de se encaixar sonoramente com perfeição, Trujillo é um pouco mais fanfarrão do que seus colegas, como demonstra na esteticamente questionável mania de girar com o baixo no fim do show. Crescendo em um meio onde o punk era tão importante quanto o metal, o Metallica sempre optou por uma cenografia mais clean em relação a colegas mais velhos como o Iron Maiden. Fazendo companhia ao grande telão atrás do grupo, o único efeito complementar são os fogos de artifício e lança-chamas, que funcionam perfeitamente para dar o clima de guerra durante a introdução da antibelicista “One”.
Fonte: G1.
Nossos Haitis.
Eleni Costa Souza é mulher de 40 anos. Mora na areia. Não levanta porque a força sumiu. Arrasta-se quando precisa de alguma coisa. Difícil mesmo é perceber sua existência. Pode chover ou fazer sol. Ela está lá, embrulhada, no mesmo lugar. Descascada de tudo, carrega um filho na barriga. Não sabe se é menino ou menina. Nunca foi ao hospital. Acha que está grávida de nove meses e há oito dias não consegue comer. Não tem força para mastigar o que nem existe. Toma só água ou o caldo de osso de sempre, catado pelo marido nos restos de Brasília Teimosa. Nêga, a vira-lata, lambe a mesma sobra, mas desdenha da comida. É o desespero que não faz barulho bem embaixo do nosso nariz, ao lado das quadras de tênis da Avenida Boa Viagem. Eleni é o nosso terremoto. Prova viva que aquele País devastado no Caribe não é visto apenas quando trocamos o canal da televisão. Está na vista da nossa varanda, na janela do carro, na esquina da gente, à espera do nosso lixo. Bem pertinho. Não sentimos, sequer percebemos. A terra por aqui nem chacoalhou, mas há sofrimento empilhado por todos os lados. Vida que já nem pode desabar. Só há chão no Haiti recifense. O reino do não. Dos que não comem, dos que não podem adoecer, dos que não recebem cartas porque não há endereço. Como lá, gente aqui virou entulho. Sobrevive por teimosia mesmo.
O tremor da gente é lento. Mata aos poucos, silenciosamente, como um cochicho de vergonha. Erivaldo Braz dos Santos, 27, é pai do filho que Eleni espera. Acorda quando o sol avisa que a pele está queimando. Feito bicho, sai, com dois amigos, para catar o que comer. Todo dia é a mesma coisa. Revira tudo. Toma cachaça de gole grande para esconder a vergonha e estender a mão aberta de humilhação para quem passa fazendo cooper. “Vergonha é roubar né não?” Dia desses, na sua missão diária para tentar se manter de pé, levantar a mulher e garantir o nascimento do filho, viu uma barraca do exército montada no 2º Jardim da Avenida Boa Viagem. Nem acreditou. Dentro, sacolas de comida enfileiradas e uma faixa enorme com alguma coisa escrita. Não entendeu, mas foi lá. “Disse que precisava comer. Não deram nada. Parece que é para aquele estado onde as pessoas estão passando fome. Não fiquei brabo não. Tenho fome, mas eles estão certos. O povo de lá tá precisando né não?” Na faixa estava escrito “Doações para o Haiti”. Mas era o Haiti de lá, Erivaldo. Uma das voluntárias da campanha confirmou a visita. “Duas pessoas vieram aqui, mas não damos comida de jeito nenhum. Esta campanha é só para o Haiti.”
Além do casal, moram no nada, na mesma areia, em frente ao Hotel Marante, Pedro Pereira da Silva, 62, Cláudio José de Santana, 29, e Edvaldo Oliveira. Pedro, que já foi mecânico, tem nas mãos um encarte de uma grande rede de supermercados, uma espécie de passaporte para sonhar. Passa devagar página por página, aponta as comidas mais bonitas, e sempre solta uma piadinha. Ele para numa página dupla da revistinha recheada de queijo, presunto, pão, camarão e uísque. É a diversão do dia. “O barato é aqui”, debocha do slogan multinacional que o provoca. Passa mais uma folha e solta outra. “O cartão ideal para equilibrar o seu orçamento.” Não aguenta, explode numa gargalhada bêbada e repete o slogan da salvação para o amigo. “Olha, o cartão ideal para equilibrar o seu orçamento.” Cláudio não entende nada.
Pedro se preocupa com Eleni. Ninguém sabe que doença a mulher tem. Parece queimadura. É carne viva. Ela mesma chuta a doença. “É o álcool que fez isso com minha pele. Não tenho força para nada. Tenho família, mas não tenho força nem para me levantar e procurar nada. Um dia um pessoal da prefeitura veio aqui, mas fiquei.” Erivaldo, que já foi dependente de crack, disse que ligou para o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu). “Expliquei o caso. Liguei do orelhão a cobrar para o 192. Pediram o endereço, disse que morava aqui na areia, mas ninguém apareceu.”
Fonte: JC Online.
sábado, 30 de janeiro de 2010
Central vence Cabense por 1 x 0 em Caruaru
O gol foi marcado aos catorze minutos do segundo tempo por Rodrigo Santos. Ele cobrou a falta que Evanilson, da Cabense, cometeu contra Diego.
Fonte:pe360graus
sexta-feira, 29 de janeiro de 2010
Magrão se machuca em treino e vira dúvida para domingo
De acordo com os médicos do clube, Magrão deve ser reavaliado no sábado (30) para saber se terá condições de atuar. Caso seja vetado, o substituto será o jovem goleiro Saulo.
ATAQUE
Com dois gols no Pernambucano, o atacante Ciro treinou entre os titulares nesta sexta-feira (29) e pode ganhar a vaga de Nadson, que marcou apenas uma vez cobrando pênalti.
Fonte:pe360graus
Jogador Edu Matos apresenta sequelas neurológicas, segundo laudo médico
A UTI do Pronto Socorro Cardiológico da Universidade de Pernambuco (UTI/Procape/UPE), onde o zagueiro do Araripina, Edu Matos (foto), está internado, informou nesta sexta-feira que o estado de saúde do jogador é estável, mas ainda é grave.
Segundo o laudo médico, Edu respira com a ajuda de aparelhos e no momento se encontra em coma profunda. Ainda de acordo com os médicos, houve comprometimento neurológico.
O jogador foi internado na última quarta-feira (27), quando sofreu sete paradas cardiorrespiratórias. A primeira delas ocorreu ainda durante o jogo contra o Porto, no Lacerdão, em Caruaru.
Fonte:pe360graus
Homem mata 33 cães para se vingar da morte do seu na Nova Zelândia, diz jornal.
Russel Mendoza entrou com um amigo na propriedade de Rowan Hargreaves, na localidade de Wellsford, norte do país, e oobrigou a assinar um documento que dava permissão para disparar contra seus cachorros, já que estava convencido de que seu animal de estimação tinha morrido em uma briga com os cães de seu vizinho.
Hargreaves disse à imprensa que Mendoza e seu acompanhante tinham uma espingarda de calibre 22 e uma escopeta calibre 12 e dispararam contra os animais, incluindo filhotes com poucas semanas de vida.
O proprietário dos animais disse que oito filhotes se esconderam em uma garagem e escaparam do massacre.
A agência de proteção de animais no país não decidiu ainda se irá acusara Mendoza e seu amigo. A polícia informou que um deles - não destacou qual - não tem permissão para uso de armas e será autuado.
As notas do Enem sairam, mas e agora? Entenda o que fazer.
As notas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) já foram divulgadas. Mas e agora, o que fazer com elas? Quem está concorrendo ao Vestibular da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) só precisará esperar mais um pouco pelo listão, que deve ser divulgado na próxima semana. O Ministério da Educação repassará as notas para a Covest. O estudante não precisará calcular média, nem se preocupar em comunicar as notas para a comissão do vestibular da UFPE. Só precisa ter um pouco mais de paciência e aguardar o resultado.
Já quem pretende se candidatar às vagas da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) e da Universidade Federal do Vale de São Francisco (Univasf), assim como das 49 outras instituições que adotaram o Enem como fase única do vestibular, deve ficar atento ao período de inscrições no Sistema de Seleção Unificada (Sisu). A página já está disponível no site do MEC. O estudante poderá conferir todas os cursos e instituições no ícone "Vagas". A escolha dos cursos será liberada nesta sexta-feira (29). Essa etapa é decisiva, porque dependerá do estudante indicar a instituição e a graduação a que deseja concorrer.
SISU - O processo será divido em três etapas. Na primeira delas, que acontece entre esta sexta-feira (29) e a próxima quarta-feira (3), cada estudante poderá escolher uma opção de curso e instituição. Durante todo esse período, o sistema vai atualizar diariamente a nota de corte (nota mínima para o candidato ficar entre as vagas do curso). Isso dá ao estudante a possibilidade de alterar a opção de inscrição caso não tenha nota suficiente para obter a vaga no curso que escolheu inicialmente. Cada aluno poderá mudar a opção quantas vezes quiser durante esse período. Para ampliar as chances de conseguir uma vaga, recomenda-se que os candidatos acessem diariamente o Sisu, para mudar de opção caso a nota já não seja suficiente para entrar no curso após as mudanças dos outros candidatos.
Algumas instituições vão conferir pesos diferentes para cada uma das provas do Enem. O próprio Sisu vai informar sobre os pesos e calcular de acordo com os critérios de cada universidade.
Ao final da etapa, o sistema vai classificar os candidatos de acordo com as notas e com as vagas oferecidas em cada curso e instituição. Caso haja notas iguais para o mesmo curso, o primeiro critério de desempate será a nota da redação. Em seguida, serão observadas as notas em cada uma das provas objetivas (linguagens, códigos e suas tecnologias; matemática e suas tecnologias; ciências da natureza e suas tecnologias e ciências humanas e suas tecnologias). Se persistir o empate, será considerada a data e a hora de efetivação da inscrição pelo candidato, prevalecendo a inscrição mais antiga. Os alunos classificados terão até o dia 12 de fevereiro para realizarem as matrículas diretamente nas instituições.
Nas segunda e terceira etapas ficarão disponíveis apenas as vagas que não foram ocupadas na etapa anterior (confira calendário abaixo). O processo de escolha será o mesmo da primeira etapa.
Todos os estudantes que fizeram o Enem poderão concorrer a qualquer uma das vagas do Sisu. No entanto, no caso de serem aprovados tanto numa das instituições que integram o sistema quanto em uma outra instituição federal que não faz parte, eles só poderão efetivar a matrícula em uma das duas. Ou seja, a partir deste ano, não será possível matricular-se em duas instituições de ensino superior públicas.
Confira o calendário (no horário do Recife):Primeira etapa Inscrições: das 5h do dia 29 de janeiro até as 22h59 de 3 de fevereiroResultado: 5 de fevereiroMatrículas nas universidades: de 8 a 12 de fevereiro
Segunda etapaInscrições: das 5h do dia 15 de fevereiro até as 22h59 do dia 20 de fevereiroResultado: 22 de fevereiroMatrículas nas universidades: 23 a 26 de fevereiro
Terceira etapaInscrições: das 5h do dia 1° de março até as 22h59 do dia 3 de marçoResultado: 5 de marçoMatrículas nas universidades: de 9 a 12 de março
Fonte: JC Online.
quinta-feira, 28 de janeiro de 2010
Quadro de Edu Matos evolui, mas ainda é grave
Edu Matos foi levado às pressas para o hospital em Caruaru após sofrer uma parada cardíaca durante a partida contra o Porto, na noite de quarta-feira (27), no Estádio Luiz Lacerda. O atleta sofreu sete paradas cardiorespiratória durante a noite.
Após divulgar o boletim médico no início desta tarde, os médicos explicaram que dois tipos de problemas podem ter provocado a parada cardíaca no jogador. Um deles seria um estreitamento do músculo cardíaco – este tido de problema é chamado miocardiopatia hipertrófica. A outra possibilidade seria uma desorganização também no músculo cardíaco (miocardiopatia não-compactada).
Fonte:pe360graus
quarta-feira, 27 de janeiro de 2010
Inscrições abertas para o vestibular da FIR.
A Faculdade Integrada do Recife está com inscrições abertas para o vestibular 2010. São 27 opções cursos, sendo 13 presenciais e 14 à distância. As novidades são as graduações em engenharia de petróleo e gás, engenharia de produção, serviço social, segurança do trabalho e sistemas para internet. Os interessados podem se inscrever através do site da FIR, pelo central de atendimento (0800.282.3231) ou na própria instituição. A taxa custa R$ 25. As provas serão realizadas no dia 30 de janeiro e 6 de fevereiro.
Os novos cursos atendem às exigências do atual mercado de trabalho. "O nosso portfólio de cursos está alinhado à demanda que o mercado já possui e às áreas que terão destaque a médio e longo prazo. O público das universidades privadas buscam principalmente a empregabilidade, pois isso observamos a realidade do mercado local e oferecemos essas novas formações", explicou o diretor de Suporte ao Ensino da Estácio Ensino Superior, rede a que a FIR está vinculada.
Nesse sentido, a instituição firmou uma parceria com a empresa de recursos humanos Allis, a fim de oferecer para os estudantes oportunidades de estágio a partir do primeiro período. "Em Pernambuco, mais de 550 instituições estão cadastradas para os estágios. O que faremos será comparar o perfil dos alunos e os critérios para cada vaga. Dessa forma, podermos encaminhar o candidato com as características que a empresa espera. Seremos a ponte entre a empresa e o estudante", salientou.
A FIR também está iniciando um novo modelo de educação, baseada numa avaliação feita em todas as unidades do Brasil vinculadas a Estácio para comparar a realidade do mercado e a formação acadêmica. Assim, foram lançados os novos cursos e houve a reformulação de conteúdos e graduações já existentes. Através de uma parceria com as pricipais editoras do país, a FIR também irá oferecer gratuitamente todo o material didático para os estudantes, com a reprodução bibliográfica completa ou de trechos de livros. "A iniciativa visa evitar as cópias ilegais e facilitar o estudo. Por período, o kit será enviado para a residência do aluno", informou. Os alunos poderão ainda aprofundar a pesquisa através das bibliotecas da Fir e da versão virtual.
Fonte: JC Online.
terça-feira, 26 de janeiro de 2010
Leonardo e libertado após passar dois dias presos
O acordo com Eliane Abreu Pacheco, mãe da criança, foi feito segunda-feira, mas o alvará de soltura só foi enviado à polícia nesta terça-feira. O atraso se deu porque o processo corre na Justiça de São Paulo e segunda-feira foi feriado na capital paulista.
O jogador afirmou que vai disputar a partida contra o Ypiranga, nesta quarta-feira (27), no Estádio Otávio Limeira, em Santa Cruz do Capibaribe.
A polícia explicou que na passagem do jogador pelo Palmeiras, há mais de 10 anos, ele teve um relacionamento extra-conjugal com Eliane Abreu Pacheco Monteiro da Silva, em São Paulo. Ela engravidou de uma menina. Leonardo reconhece a paternidade, mas não prestou nenhum tipo de apoio.
O processo começou em São Paulo e foi enviado ao Recife. Desde fevereiro do ano passado existe um mandado de prisão por não-pagamento de pensão alimentícia, contra Leonardo, que nunca esteve presente quando a policia fez as diligências para efetuar sua prisão.
No jogo de domingo, a delegada Beatriz Gibson ficou sabendo da escalação dele e enviou uma viatura da PM aos Aflitos e após o jogo, Leonardo recebeu voz de prisão ainda nos vestiários. Ele foi encaminhado à Delegacia de Captura, onde passou a noite.
Fonte:pe360graus
'Avatar' ultrapassa 'Titanic' e atinge maior bilheteria da história do cinema.
O filme "Avatar" ultrapassou o recorde de "Titanic" e já é o filme que mais arrecadou nas bilheterias de todo o mundo na história do cinema.
De acordo com dados divulgados pelo site Box Office Mojo, "Avatar" acumulou até segunda-feira (25) uma renda total de US$ 1.858.866.889. O filme está há seis semanas em cartaz.
Também de James Cameron, "Titanic", lançado em 1997, arrecadou US$ 1.843.201.268 nas bilhaterias de todo o mundo.
Os valores são absolutos e não consideram a inflação acumulada no período - se isso ocorresse, "Avatar" estaria ainda bem atrás de "Titanic". Outro fator que, segundo analistas, favorece "Avatar" na disputa é o fato de o filme ter estreado em diversas salas de cinema com tecnologia 3D ou Imax, onde o preço dos ingressos é relativamente mais alto do que nas salas tradicionais.
Fonte: G1.
Bebê morre ao cair em cisterna no município de Lagoa de Itaenga.
De acordo com o delegado responsável pelo caso, José Gervásio, a mãe estava na cozinha quando notou que a criança tinha sumido, foi até o quintal e percebeu que a tampa da cisterna estava aberta. Ao ver a criança dentro da cisterna, se jogou dentro do local na tentativa de salvar o filho.
A criança ainda foi socorrida para a Unidade Mista de Lagoa de Itaenga, mas já chegou sem vida ao local. O delegado irá investigar o motivo da tampa da cisterna ter sido aberta. O bebê era filho único.
A polícia ainda não colheu nenhum depoimento devido ao estado inconsolável dos pais. O corpo do bebê foi levado ao Instituto Médico Legal (IML) do Recife.
Fonte: JC Online.
segunda-feira, 25 de janeiro de 2010
Polícia confunde sapo de pelúcia com bomba e fecha escola nos EUA.
Uma escola na cidade americana de Lafayette foi fechada na última quarta-feira (20) depois que um funcionário encontrou um pacote suspeito abandonado no estacionamento. Usando um robô com braços mecânicos e uma câmera, a polícia encontrou, em vez de uma bomba, um Caco – o sapo do seriado ‘Muppets’ – de pelúcia.
De acordo com reportagem do “Daily Camera”, a confusão na Peack to Peack Charter School começou por volta das 7h15 da manhã, quando o funcionário viu o pacote no chão. Com a chegada da polícia, a área foi evacuada. A volta dos alunos só foi permitida às 10h, depois que a polícia recolheu o sapo de pelúcia, que tinha marcas que pareciam de sangue, para exame.
O porta-voz do distrito escolar, Briggs Gamblin, disse que a comunidade quer que a polícia aja de maneira séria em qualquer caso suspeito. “Sempre ficamos felizes quando esse tipo de situação acaba não sendo uma situação de perigo”, afirmou.
Alunos da escola acreditam que o sapo foi colocado por algum colega engraçadinho que quis fazer uma brincadeira com a polícia.
Fonte: G1.
Policial Militar é ferido a facadas durante prévia em Olinda.
Magno Henrique Nóia, 24 anos, estava com a família quando bandidos furtaram o celular de sua irmã. Ele tentou recuperar o aparelho e encontrou o criminoso e demais envolvidos.
Um deles desferiu dois golpes de faca na barriga do PM, que foi encaminhado para o Hospital da Restauração, no Derby, área central do Recife. Segundo a assessoria da Polícia Militar, o golpe não atingiu nenhum órgão. Magno foi transferido para o Hospital da Polícia, também do Derby e deve receber alta nesta segunda-feira (25).
Policiais da Companhia Independente de Apoio ao Turista (CiaTUR) prenderam Cláudio Ramos de Santana, 37, um dos integrantes do grupo. Ele foi levado para a Delegacia do Varadouro.
Fonte: JC Online.
domingo, 24 de janeiro de 2010
Leonardo é preso por falta de pagamento de pensão alimentícia
Agentes da Delegacia de Capturas cumpriram o mandado logo após a partida. O jogador deixou os Aflitos e foi levado para a sede da delegacia, que fina na avenida Liberdade, no bairro de Tejipió.
Fonte:pe360graus
Mortos por terremoto no Haiti ultrapassam 150 mil.
Marie acrescentou que pelo menos 200 mil pessoas estão desabrigadas na capital e que mais de 250 mil moradores de Porto Príncipe se mudaram para outras províncias do Haiti.
A ministra haitiana ressaltou que os 150 mil mortos incluem apenas aqueles que foram enterrados pelo governo, não levando em conta as pessoas sepultadas ou queimadas pelos próprios familiares. O número também não leva em conta os mortos de outras cidades do Haiti, como Jacmel, onde milhares de pessoas possivelmente morreram.
Neste sábado (23), Marie Laurence já havia alertado que o número de vítimas fatais do terremoto possivelmente chegaria aos 150 mil antes do fim do domingo. Os corpos estão sendo retirados por caminhões do governo e levados para uma vala comum no norte de Porto Príncipe.
A contagem de mortos é baseada principalmente nesse enterro coletivo realizado pelas autoridades haitianas. Por isso, as estatísticas oficiais ainda são pouco confiáveis e o número exato de vítimas dificilmente chegará a ser conhecido.
Ainda assim, o governo do Haiti e as autoridades internacionais temem que o total de mortos em virtude do terremoto possa ultrapassar os 200 mil.
Países se reunirão no Canadá
Nesta segunda-feira (25), representantes de vários países, entre eles Brasil, Estados Unidos e França, participarão de uma reunião de emergência em Montreal, no Canadá, para preparar uma conferência internacional sobre a reconstrução do Haiti.
A coordenação dos esforços internacionais para recuperar o país, onde 200 mil feridos e pelo menos um milhão de desabrigados dependem totalmente da ajuda humanitária internacional para sobreviver, é de crucial importância, já que a infraestrutura estatal haitiana, que já era precária antes do sismo, foi destruída.
Estarão presentes à reunião a secretária de Estado americana, Hillary Clinton, e o chefe da diplomacia francesa, Bernard Kouchner. A chefe da diplomacia canadense, Lawrence Cannon, presidirá o encontro.
Fonte: R7.com
Hackers invadem site da Secretaria de Educação de Pernambuco.
A reportagem tentou contato com a assessoria de imprensa da Secretaria de Educação para repercutir o fato mas não obteve sucesso.
Fonte: JC Online.
Abastecer com álcool só está vantajoso em dois estados.
Apesar de mais barato que a gasolina, o álcool tem rendimento menor, o que faz o motorista ir com mais frequência ao posto de combustível. Dessa forma, o etanol só se torna mais econômico para o consumidor quando custa até 70% do preço da gasolina.
De acordo com o levantamento, de domingo (17) até hoje (23), o álcool ficou mais barato apenas no Acre, onde o preço caiu 3,15%. No restante do país, o combustível aumentou de preço. A maior alta ocorreu no Rio Grande do Norte, onde o etanol subiu 7,39%. O Rio de Janeiro (6,64%), Tocantins (6,42%), Distrito Federal (6,24%) e Goiás (6,05%) também tiveram aumentos consideráveis.
Em relação à gasolina, o preço caiu em dez estados, mas subiu no restante do país. As maiores quedas foram em Mato Grosso (-2,37%), no Maranhão (2,07%) e Piauí (1,88%). Os reajustes mais significativos ocorreram em Roraima (5,54%), no Rio de Janeiro (3,49%) e Tocantins (2,91%).
Segundo a ANP, o Rio Grande do Sul vende o álcool mais caro do país: R$ 2,314 o litro. O álcool mais barato está em Mato Grosso, onde o etanol sai por R$ 1,708 o litro. A gasolina mais cara do país está no Acre (R$ 2,915) e a mais barata está na Paraíba (R$ 2,415).
Anunciada no último dia 11, a diminuição do percentual de álcool na gasolina só se tornará obrigatória a partir de 1º de fevereiro. A medida terá vigência de 90 dias e, segundo o Ministério de Minas e Energia, aumentará a oferta de etanol em cerca de 300 milhões de litros.
Fonte: JC Online.
sábado, 23 de janeiro de 2010
Santa faz 2 a 1 no Vera Cruz e assume a liderança
Com a vitória, o Santa Cruz vai a 10 pontos e assume, provisoriamente, a liderança do Campeonato Pernambucano. Para se manter no topo, o Tricolor torce por um tropeço do Sport, com 9 pontos, que enfrenta o Central, domingo (24), em Caruaru. O Vera Cruz segue com 5 pontos e deve cair da quinta colocação com o complemento da rodada no domingo.
O JOGO
O torcedor não esperou muito para ver o meio-campo Jackson estrear com a camisa coral. O jogador começou no banco, mas logo no início da partida, o volante André Paulinho leva a pior numa dividida no meio de campo e acaba sendo substituído por Jackson ainda aos 7 minutos.
E foi de Jackson o primeiro lance de perigo do Santa Cruz. Aos 15 minutos, o lateral-esquerdo Robinho fez o cruzamento para a área e o meio-campo tricolor cabeceou para defesa do goleiro Gideão.
O Santa continuou pressionando e teve boas chegadas no ataque com André Leonel batendo prensado pela zaga do Vera Cruz e depois Joelson aparecendo bem após um cruzamento para a pequena área, mas o artilheiro do Pernambucano estava em posição irregular, que foi anotada pelo árbitro Ricardo Tavares.
O time de Vitória de Santo Antão chegou apenas num chute por cima do atacante Cláudio, que não chegou a assustar o goleiro Darci. Numa cobrança de falta, na entrada da área, a bola sai à esquerda de Darci.
A resposta tricolor veio num cruzamento de Gilberto Matuto pela direita, a bola passa por toda a pequena área e cai na perna esquerda de Jackson, que não conseguiu dominar, aos 37 minutos. Um minuto depois, Robinho cruza e a bola sobra para Joelson bater de primeira, por cima do gol de Gideão.
Aos 42 minutos, Joelson recebeu o lançamento, invadiu a área, mas acabou prensado pela zaga do Vera Cruz no momento do chute. No contra-ataque, o atacante Rafael invadiu a área do Santa, mas acabou desarmado por Robinho. Os jogadores chegaram a pedir pênalti, mas o árbitro deu apenas escanteio.
Aos 46 minutos, o goleiro Darci evitou o gol do Vera Cruz após uma boa jogada do meio-campo Mizael. Ele ganhou na velocidade para a zaga tricolor e bateu com força. Darci mandou para escanteio.
O segundo tempo começou com um susto para a torcida tricolor. Ainda no primeiro tempo, o atacante Rafael invadiu a área e bateu com perigo. A bola passou por Darci e por toda pequena área até sair pela linha de fundo.
Após o susto, veio a euforia. Aos 10 minutos, apareceu o oportunismo do atacante Joelson. Após uma triangulação entre Robinho e Jackson, Joelson apareceu rápido, na pequena área, para empurrar para a rede e fazer o seu quinto gol no Campeonato Pernambucano. Santa 1 0 Vera Cruz.
Não demorou muito e aos 22 minutos o Santa Cruz ampliou o placar numa grande jogada de Natan. Numa jogada de velocidade do jovem meio-campo coral, ele deixou Jackson de frente para o gol, que bateu com categoria na saída do goleiro Gideão.
Mas na jogada seguinte, Jackson derrubou o meio-campo Alcimar na área. O árbitro marcou pênalti. O próprio Alcimar bateu e diminuiu a vantagem do Santa Cruz.
O gol animou o Vera Cruz, que passou dominar a partida e pressionar a equipe coral. Aos 30 minutos, o zagueiro Joécio cabeceou com perigo para fora após uma cobrança de falta. Mas, faltando poucos minutos para o fim da partida, o meio-campo Mizael acabou tomando o segundo cartão amarelo por reclamação. Com um a menos, o Vera Cruz perdeu o domínio da partida e acabou derrotado.
SANTA CRUZ 2 x 1 VERA CRUZ
SANTA CRUZ
Darci; Gilberto Matuto, Leandro Cardoso, Alysson e Robinho; Goiano, André Paulino (Jackson), Marcos Mendes e Elvis (Natan); Joélson e André Leonel
Técnico: Lori Sandri
VERA CRUZ
Gideão; Ricardo (Kaká), Joécio (Marconi), Demir e Everton; Negretti, Gideon, Mizael e Alcimar; Rafael e Cláudio
Técnico: Peu Santos
Local: Estádio do Arruda
Horário: 16h
Árbitro: Ricardo Tavares
Assistentes: Jossemmar Diniz e Ubirajara Ferraz
Fonte:pe360graus
sexta-feira, 22 de janeiro de 2010
Rede de hotéis oferece aquecedor de cama humano no Reino Unido.
A rede internacional de hotéis Holiday Inn está oferecendo um serviço no qual funcionários esquentam a cama dos hóspedes em três estabelecimentos no Reino Unido neste mês.
Sob pedido, funcionários de dois dos hotéis da rede em Londres e um na cidade inglesa de Manchester, no norte do país, vão se vestir em um pijama de lã antes de escorregar para dentro dos lençóis.
"O novo serviço de aquecedores de cama do Holiday Inn é um pouco como ter uma gigantesca bolsa de água quente em sua cama", disse Jane Bednall, porta-voz da rede, em um email enviado à Reuters.
O aquecedor de cama está equipado de um termômetro para medir a temperatura exigida da cama de 20 graus Celsius.
O Holiday Inn disse que o aquecedor estará totalmente vestido e deixará a cama antes de o hóspede ocupá-la. Eles não confirmaram se o aquecedor iria tomar banho antes, mas disse que os funcionários teriam os cabelos cobertos.
Florence Eavis, porta-voz do Holiday Inn, não soube explicar por quê as camas não eram aquecidas por bolsas de água quente ou cobertores elétricos, mas admitiu que o método humano era peculiar.
O Holiday Inn está promovendo o serviço com a ajuda do especialista em sono Chris Idzikowski, diretor do Centro de Sono de Edimburgo, que disse que a ideia poderia ajudar as pessoas a dormir.
"Há muita evidência científica para mostrar que o sono chega no início da noite, quando a temperatura corporal começa a cair", disse ele. "Uma cama quente -- aproximadamente 20 a 24 graus Celsius -- é um bom modo de iniciar esse processo, considerando que uma cama fria inibiria o sono".
Fonte: G1.
Unicef alerta para saída de menores do Haiti.
O alerta foi feito durante entrevista pelo porta-voz da agência da ONU, Christopher de Bono.
O Unicef explicou que a população infantil haitiana, após o devastador terremoto do diz 12 de janeiro, precisa "receber assistência urgente onde se encontram, que é o Haiti".
Ele assegurou que o governo haitiano foi informado da situação e continua investigando, por isso que aumentou a presença de agentes e a vigilância nos pontos de saída do país.
De Bono lembrou que a Convenção de Haia sobre a adoção internacional de crianças estabelece processos concretos para garantir que o bem estar da criança seja prioritário quando se procura um novo lar para ela. Por isso, qualificou de "prematuro" permitir a saída do país de menores em processo de adoção se não terminaram os trâmites ditados por lei.
- A Unicef se preocupa muito com a situação das crianças no Haiti, e em particular as que se viram separadas de suas famílias ou das pessoas que tinham sua guarda.
O terremoto de 7 graus na escala Richter que atingiu o Haiti ocorreu às 19h53 de Brasília do dia 12 de janeiro e teve epicentro a 15 km da capital, Porto Príncipe.
Fonte: EFE.
Campeonato Pernambucano :Tricolor deve voltar ao 4-4-2 contra o Vera Cruz; Gaúcho segue vetado
A tendência é abrir mão de um dos zagueiros da equipe e reforçar o meio de campo, com o retorno do volante André Paulino, após cumprir suspensão pela expulsão no jogo contra o Central.
Outra possibilidade é Lori armar o time com dois meias, assim como na partida contra o Central. Marcelinho atuou naquela ocasião. Jackson, regularizado, poderia atuar nesta. No entanto, o mais provável é que o meia tricolor, contratado para ser o maestro da equipe, fique no banco de reservas e entre apenas no segundo tempo.
O provável time é:
Darci; Gilberto Matuto, Leandro, Alysson e Robinho; Goiano, André Paulino, Marcos Mendes e Elvis; Joélson e André Leonel.
Haverá um treino à tarde e, caso surja alguma nova possibilidade, informaremos.
GAÚCHO SEGUE FORA
Primeiro, a demora na regularização lhe deixou de fora da estreia tricolor, contra o Sete de Setembro. Depois, quando enfim regularizado, tomou uma pancada no tornozelo direito, na véspera do jogo contra a Cabense, na última quarta-feira. Ainda não-recuperado, o atacante Gaúcho ficará de fora do jogo contra o Vera Cruz. A expectativa agora é que ele possa estrear no Clássico das Emoções, na próxima quarta-feira, nos Aflitos.
Fonte :faltou o gol
Central estreia domingo contra o Sport com novo técnico
Aldemo Soares deixou a Cabense em um momento confortável na competição: o time está entre os quatro primeiros lugares com seis pontos 6 pontos. “É difícil sair de uma situação confortável, mas técnico trabalha assim mesmo. Vou encarar o desafio para colocar o Central onde ele merece”, disse o técnico (foto).
A questão financeira e o peso da camisa foram fatores decisivos para motivar a troca, segundo Adelmo Soares. “Primeiro passo que vou dar é conhecer o grupo e começar a incentivá-los, pois estão desmotivados. Vou ter que dar uma chacoalhada para acender sonhos e objetivos deles”, explicou.
E a estreia de Adelmo Soares no Central é contra o Sport, no próximo domingo (24), no Lacerdão, em Caruaru. “Vai ser uma estreia dificílima, pois o Sport já está mostrando a cara, mas a Cabense tem total condição de fazer um bom jogo”, falou.
O técnico disse, ainda, que tem uma semana para entregar um relatório à direção do Central sobre o elenco. Portanto, pode haver contratações e dispensas na equipe. Esta é a segunda vez que Adelmo Soares comanda esse time na carreira dele.
CABENSE
A Cabense não perdeu tempo e anunciou o nome do novo técnico Rogério Zimermmann. Ele já treinou o time no ano passado.
Fonte : pe360graus
quinta-feira, 21 de janeiro de 2010
Hamilton aceita reduzir salário e renova com o Sport
Após assinar o contrato, Hamilton volta para Sergipe, onde tem família, e se reapresenta na Ilha do Retiro na segunda-feira (25).
A renovação com Hamilton ocorreu porque o valor pedido por Ramalho, quem tem vínculo com o Goiás, foi considerado muito alto pelo Sport. O presidente do clube, Sílvio Guimarães, teria afirmado que não queria mais Hamilton no clube, mas com a desistência de Ramalho, ele voltou atrás e aceitou fechar com o jogador.
O que teria desagradado o mandatário do clube foi a demora na resposta de Hamilton. O Sport teria tentado renovar com o jogador antes do final do Brasileirão, mas o jogador não quis aceitar a redução salarial. Como ficou sem, clube, Hamilton voltou atrás e aceitou a proposta do Sport.
Fonte:pe360graus
Viciada lota o quarto com 13,4 mil peças de Pokémon.
A garota mal consegue achar a cama e as estantes do quarto onde dorme. Mas a britânica Lisa Courtney, de 21 anos, não está nem aí para isso. Moradora de Welwyn Garden, no sul da Inglaterra, Lisa reúne mais de 13,4 mil objetos de Pokémon – brinquedos de pelúcia ou de plástico, camisetas, joguinhos, tênis, meias, gorros e vestidos. E quer mais.
A mãe não aguentava mais ver a filha gastando a mesada toda em objetos da marca japonesa. Lisa tem agora um motivo para cortar a bronca. Virou celebridade no país ao entrar para o Guinness Book como a maior colecionadora de Pokémon de todos os tempos.
Ela é tão fanática que já viajou cinco vezes ao Japão para comprar mais brinquedos.
- Não vou parar. Quero dobrar a coleção, diz a garota, para desespero da mãe.
Foi a própria mãe quem iniciou, sem querer, o fanatismo da filha. Quando Lisa tinha 8 anos, ela ganhou de presente uma revista da Nintendo repleta de desenhos japoneses.
- Como eu era um pouquinho gordinha na adolescência, me sacaneavam muito. O Pokémon virou meu único amigo. Hoje as minhas amigas têm inveja da minha coleção. Vou ficar ainda mais convencida!
Mamãe Pokémon vai espumar de raiva.Fonte: R7.com
Sexta-feira: teatro, dança e música no Janeiro de Grandes Espetáculos.
Sexta-feira com seis montagens dentro da programação do Janeiro de Grandes Espetáculos. Tem teatro adulto, dança e show musical. Confira a programação abaixo:
» CIRCO, DANÇA E TEATRO
Dostoievski, Quem Diria, Foi Morar no Jiquiá (espetáculo de conclusão da Oficina de Iniciação à Interpretação, com José Pimentel) | 19h, no Teatro Armazém. Entrada franca.
A montagem, com alunos-concluintes, vai enfocar desde a tragédia no Haiti à morte de Michael Jackson, além de uma paródia da leitura de "O Grande Inquisidor", com números de dança, dublagem, teatralização da personagem Geni, de “Ópera do Malandro” e cenas de “Gota D’Água”, com utilização de circenses em corda e tecido, pirofagia, malabarismo e palhaços.
»TEATRO ADULTO
A Dona da História | 19h, no Teatro Marco Camarotti (Sesc de Santo Amaro). Ingresso: R$ 10 e R$ 5.
Texto: João Falcão. Direção: Thom Galiano. Realização: Trup Errante & Pé Nu Palco Grupo de Teatro. Em crise consigo mesma, uma mulher madura vive um encontro inusitado com sua própria versão bem mais jovem. A partir daí, passa a relembrar sonhos de adolescência e questiona os possíveis caminhos da sua vida se tivesse feito escolhas diferentes.
»DANÇA
Chão | 16h, no Terreiro de Umbigada (Rua do Guadalupe, 380, Olinda). Entrada franca.
Com Robson Duarte, da Xirê Jogodedança (RS). Direção: Jessé Oliveira. Obra livremente inspirada nos rituais de iniciação afro-brasileiros, na qual um homem inicia-se em um ritual de passagem, de apelo estético-sensorial, sem o caráter religioso, mas de investigação do corpo transitando nos limites entre o primitivo e o contemporâneo, o real e o imaginário.
EGO-Tik | 21h, no Teatro Apolo. Ingresso: R$ 20 e R$ 10.
Coreografia e direção: Asier Zabaleta. Realização: Ertza Dantza Garaikide Taldea (Espanha). Trabalho solo em dança contemporânea no qual o intérprete-criador Asier Zabaleta explora os meandros mais ocultos de si mesmo. Através do diálogo entre performance ao vivo e sua própria imagem projetada em monitores, ele revela medos e vicissitudes a partir desse encontro entre o “eu” real e aquele que pretende ser.
Eu Tenho Autorização da Polícia Para Ficar Pelado Aqui | 22h, na Rua da Moeda. Entrada franca.
Com Ricardo Marinelli, da Couve-Flor Minicomunidade Artística Mundial (PR). Ação de dança que pergunta: “Tirar a roupa é ficar obrigatoriamente nu? Estar despido é mostrar intimidade e identidade? Como estar nu sem ficar pelado?”. A obra faz refletir sobre a necessidade da arte e provoca: se o público não quiser e não colocar moedas em pratos diante do artista, “nada acontece”.
»MÚSICA E POESIA
Chuva de Caju | 21h, no Teatro de Santa Isabel. Ingresso: R$ 20 e R$ 10.
Concepção, seleção de repertório e direção: Geraldo Maia. Com Geraldo Maia, Publius, Fabiano Menezes, Júlio César e Amarelo. Mesclando música e poesia, o repertório propõe um passeio onírico em ode ao Recife e à Olinda, com canções de Capiba, Nelson Ferreira, Antônio Madureira e Carlos Fernando, entre outros, e poemas de Manuel Bandeira, Ascenso Ferreira, Carlos Pena Filho e João Cabral de Melo Neto.
Fonte: Jc Online.
Ministério Público do Trabalho abre inquérito para investigar morte de operário.
O funcionário morreu no fim da tarde dessa quarta-feira (20). De acordo com testemunhas, ele estava fazendo um serviço de solda em um tanque de água que ficava a 30 metros do chão, quando despencou.
O operário chegou a ser socorrido para o Hospital Mendo Sampaio também no Cabo de Santo Agostinho mas já chegou sem vida a unidade de saúde.
Fonte: JC Online.
quarta-feira, 20 de janeiro de 2010
Queda de raios em Pernambuco provoca interrupção de fornecimento de energia.
A queda de raios em Pernambuco interrompeu o fornecimento de energia em alguns municípios do Estado. A Companhia Energética de Pernambuco (Celpe) informou que registrou desde dessa terça-feira (19) até o início desta tarde, dez desligamentos em circuitos de alta tensão que teriam sido provocados supostamente por descargas atmosféricas.
As cidades de Ribeirão, Lajedo, Brejão, Gravatá, Bezerros, Bonito, Camocim de São Félix, Arcoverde, Sertânia, Caruaru e Igarassu foram afetadas parcialmente. Além dessas, alguns bairros do Recife como Bongi, San Martim, Torre, Madalena e Graças também tiveram o fornecimento interrompido. A Celpe informou que todas as ocorrências foram atendidas e o fornecimento de energia já foi normalizado nas áreas.
MORTE - Uma pessoa morreu e três ficaram feridas após a queda de um raio em Ribeirão, Zona da Mata do Estado, nessa terça-feira (19). José Giovani dos Santos, 25 anos, não aguentou a descarga elétrica e morreu na hora.
Fonte: JC Online.
UFPE realiza concurso para contratação de 30 professores.
A Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) abriu o período de inscrições para o concurso público de docentes para o campus Recife. São 30 vagas para professor adjunto distribuídas para os seguintes centros acadêmicos: Artes e Comunicação – CAC, Ciências Biológicas – CCB, Ciências Exatas e da Natureza – CCEN, Ciências Sociais Aplicadas – CCSA, Ciências da Saúde – CCS, Educação – CE, Filosofia e Ciências Humanas – CFCH, e Tecnologia e Geociências – CTG.
Os interessados podem se inscrever até o dia 19 de março, 60 dias depois da data de publicação do edital no Diário Oficial da União (DOU). Se não houver candidatos, as inscrições serão reabertas por mais 30 dias. A inscrição deve ser feita na secretaria da diretoria do centro acadêmico que oferece a vaga. A lista de documentos exigidos pode ser consultada no edital do concurso. Serão aceitas inscrições por procuração e via postal. A taxa custa R$ 80. Os candidatos que comprovarem insuficiência de recursos financeiros podem solicitar isenção do valor.
A seleção será realizada no prazo de até 60 dias após o encerramento das inscrições. Os candidatos passarão por julgamento de títulos, prova escrita e prova didática e/ou didático-prática. O concurso tem validade de um ano, contado a partir da data da publicação do resultado final no DOU, podendo ser prorrogado pelo mesmo período.
A remuneração inicial do professor adjunto, em regime de trabalho de dedicação exclusiva, é de R$ 6.722,85, incluindo vencimento básico, retribuição por titulação e gratificação específica do magistério superior (Gemas).
Confira a distribuição de vagas para cada centro acadêmico:
Artes e Comunicação – quatro vagas;
Ciências Biológicas – duas vagas;
Ciências Exatas e da Natureza – uma vaga;
Ciências Sociais Aplicadas – uma vaga;
Ciências da Saúde – 14 vagas;
Educação – uma vaga;
Filosofia e Ciências Humanas – duas vagas;
Tecnologia e Geociências – cinco vagas.
Fonte: JC Online.
Haiti sofre tremor hoje próximo do devastador
“É uma réplica maior, e veremos réplicas mais ou menos intensas durante semanas ou meses”, explicou o sismólogo João Willy Correia Rosa, da Universidade de Brasília (UnB). “Ainda está havendo liberação de esforço na falha, e pode ser no mesmo ponto ou depois.”
A crosta da Terra é constituída por cerca de uma dúzia de grandes placas tectônicas (ou litosféricas), delimitadas por grandes falhas e profundas fossas oceânicas. O movimento da camada mais externa da Terra, mesmo que sejam só poucos centímetros por ano, produz tensões que vão se acumulando em vários pontos. Os terremotos são efeitos desse processo geológico de acúmulo lento e liberação rápida de tensões entre as placas, quando as rochas atingem o limite de resistência e ocorre uma ruptura . O tamanho da área de ruptura, grande ou pequeno, determina se o evento será um mero abalo ou um terremoto de grandes proporções.
A magnitude do tremor desta quarta-feira, 6,1, é bem menor que os 7 da semana passada. Para entender: afim de comparar os tamanhos relativos dos terremotos, o sismólogo americano Charles F. Richter, do Instituto de Tecnologia da Califórnia (Caltech), formulou em 1935 uma progressão logarítmica com base na amplitude dos registros das ondas superficiais de choque captadas pelas estações sismológicas: cada ponto corresponde a 10 vezes a amplitude das vibrações do ponto anterior e a 30 vezes a energia liberada.
Assim, as intensidades percebidas pela população hoje foram mais moderadas. A Agência de Pesquisas Geológicas dos Estados Unidos (USGS, na sigla em inglês) informou que a cidade de Petit Goave, com 15 mil habitantes, foi o local com a maior percepção de tremor (“severo”, ou grau 8 na escala Mercalli). Os 5 mil moradores de Grand Goave sentiram tremor “muito forte” (grau 7 na Mercalli). Para que se tenha uma ideia, o terremoto do dia 12 expôs 137 mil pessoas a efeitos “extremos” (grau 10 a 12 na escala). No nível 10 a maioria das construções é destruída até suas fundações, ocorrem danos sérios a barragens e diques e acontecem grandes escorregamentos de terra; na 11, tubulações são completamente destruídas; na 12.
Fonte : G1
Giro na 3ª rodada do Campeonato Pernambucano
O Santa Cruz visita a Cabense e o Náutico vai até Santa Cruz do Capibaribe enfrentar o Ypiranga. Nas partidas envolvendo as equipes do interior, o bom duelo entre Central x Salgueiro, além de Vera Cruz x Araripina e o confronto dos desesperados envolvendo Sete de Setembro x Acadêmica Vitória.
Após duas rodadas realizadas, os mandantes levam vantagem com 6 vitórias contra 3 dos visitantes, além de 3 empates. A média de gols da competição é boa, superando 3 gols por partida (3,33), alcançando 40 gols no total (20 para os mandantes, 20 para os visitantes).
Confiram os duelos:
O Sport defende a liderança diante do sempre perigoso Porto, que ainda não venceu no campeonato.
Nas duas rodadas iniciais, o Leão bateu com dificuldade o Araripina na Ilha (1x0) e depois goleou o Acadêmica Vitória no Carneirão (5x1). Já o Porto caiu diante do Salgueiro no Cornélio de Barros (3x2) e depois empatou no Lacerdão diante do Vera Cruz (2x2).
O Central ainda não venceu na competição, sendo a única equipe a registrar dois empates. As esperanças de uma boa campanha se renovaram após o empate diante do Santa Cruz no Arruda e o torcedor alvinegro espera que o time não volte a tropeçar em casa, como ocorreu na estréia diante do Acadêmica Vitória.
O Salgueiro venceu o Porto, mas não conseguiu segurar a vantagem diante do Náutico nos Aflitos. Nos dois primeiros jogos, a equipe abriu o marcador e acabou sendo acuado no placar, permitindo reação dos seus adversários.
O Sete de Setembro parece que por mais um ano não vai ter vida fácil na copetição, lutando desde o início contra o rebaixamento. Um sinal que isso possa acontecer é a largada desastrosa do Lobo Guará, não marcando nenhum ponto nos dois primeiros jogos. Diante de sua torcida espera melhor sorte do que ocorreu na rodada inaugural contra o Santa Cruz, quando perdeu de virada por 2x1.
O Acadêmica Vitória iniciou bem a competição arrancando um empate dramático diante do Central em pleno Lacerdão e calando mais de 7.000 torcedores caruaruenses. Na partida seguinte, o time desandou e foi goleado em casa pelo Sport, causando desconfiança sobre a estabilidade e poder de fogo da equipe. No duelo de hoje, oportunidade para o tira-teima.
Duas equipes que prometem dar trabalho na competição, arrancando pontos preciosos dos grandes da capítal ou vendendo caro a derrota, como já se viu nas duas rodadas iniciais. Ambas foram recém-promovidas da Série A-2.
O ainda invicto Vera Cruz começou bem o certame vencendo o Náutico no Carneirão e depois arrancando um empate diante do Porto. Jogando mais uma vez como mandante, a equipe tem a oportunidade de chegar aos 7 pontos e entrar com moral na partida do final de semana diante do Santa Cruz.
O estreante Araripina mostrou nas rodadas iniciais que não está apenas fazendo turismo. Vendeu a caro a derrota para o Sport e posteriormente bateu de virada o badalado Ypiranga na primeira partida como mandante, 3x2.
Dois times que ainda não convenceram na competição. Por incrível que pareça, a decepção maior está nos resultados do time da Sulanca, que apontado como um dos fortes times montados no interior, passou em branco nos dois primeiros jogos, perdendo para Cabense e Araripina.
O time comandado pelo meia Rosembrik tem como ponto vulnerável sua defesa, que tomou 5 gols nos dois primeiros jogos e anulou os esforços de ataque, que balançou a rede por 3 vezes.
O Náutico mais uma vez começou atrás a competição, perdendo a partida de estréia. Como o campeonato é longo e o objetivo inicial é ficar entre os 4 primeiros, existe a esperança do time se acerta no decorrer da competição.
Jogo complicado para as duas equipes que lutam pelo seu espaço na tábua de classificação. A rodada derruba um dos dois, mas não o suficiente para descredenciar qualquer um deles pela briga no G-4.
A Cabense tem 100% de aproveitamento, com duas vitórias importantes diante de Ypiranga (fora de casa) e Sete de Setembro (de virada). Caso vença, o time pode embalar ainda mais nas próximas rodadas e até assumir a liderança isolada do estadual.
Para o Santa Cruz, a necessidade de vitória pode servir para tranqüilizar o torcedor Coral, que anda desconfiado da capacidade competitiva do time após o decepcionante empate em casa diante do Central. Apesar de empurrado por mais de 22 mil torcedores, os comandados de Lori não conseguiram convencer e vaias foram prestadas em retribuição ao desempenho.
Quem se dará bem na rodada?
Fonte : blog dos numeros
Campeonato Pernambucano : Vera Cruz quer vitória hoje à noite
-Em duas partidas, o Galo obteve uma grande vitória, na estréia, diante do Náutico vencendo por 1 a 0 e, no domingo passado, trouxe um valioso ponto de Caruaru, com um empate em 2 a 2 diante do Porto.
-Para a partida de logo mais às 20h30 contra o Araripina, no Carneirão, o pensamento da equipe é chegar aos sete pontos e avançar ainda mais na tabela de classificação. “Precisamos vencer nossos jogos em casa e procurar armazenar a famosa gordura na pontuação. O Pernambucano é uma competição acirrada e nosso objetivo é dá continuidade às boas apresentações”, destacou o meia Rafinha.
Por:Melicio Oliveira
Fonte : site oficial do clube
terça-feira, 19 de janeiro de 2010
Gaúcho volta prometendo gol contra a Cabense
Além do alívio por ter a situação resolvida, Gaúcho pretende agora recuperar o tempo perdido e até prometeu marcar caso entre na partida de quarta-feira. “Perdi dois jogos importantes, mas estou pronto para voltara o time, se assim o professor quiser. Quero começar jogando e se eles bobearem eu coloco para dentro”, disse o artilheiro da Copa Pernambuco ao site CoralNet.
Apesar do tropeço ao empatar dentro do Arruda com o Central, no domingo, o Tricolor sabe que o jogo válido pela terceira rodada do Pernambucano não será fácil. A Cabense divide a liderança da competição com o Sport com 6 pontos. “A Cabense é um time bem orientado. O campo é pequeno, e eles vão apostar na bola parada. Por isso não podemos deixar eles jogarem. Vamos arrancar os três pontos”, finaliza Gaúcho.
Fonte:pe360graus
segunda-feira, 18 de janeiro de 2010
Ricardinho é dúvida para a partida contra o Porto
"Fomos bem, forçamos, procuramos o gol. Foi muito bom. Quando se ganha um jogo assim, é normal que as virtudes apareçam. Tivemos erros também, na marcação, até pelo placar que construímos e pelo cansaço no segundo tempo", disse o técnico ao site oficial do clube.
Givanildo comemorou a possibilidade de manter a escalação de um jogo para outro, especialmente neste início de temporada, quando as equipes ainda buscam entrosamento. "Quero sempre manter o time. É ruim ficar mudando. Isso acontece quando algo vai errado. Mudanças acontecem por contusões, suspensões. No mais, é importante manter a mesma equipe de um jogo para outro."
RICARDINHO É DÚVIDA
Líder do Pernambucano ao lado da Cabense, o Leão volta a jogar na próxima quarta-feira. O time enfrenta o Porto, na Ilha do Retiro, às 20h30. Para o jogo, o técnico Givanildo Oliveira tem apenas uma dúvida.
O meio-campo Ricardinho sofreu uma entrose no tornozelo direito na partida contra o Vitória e ainda não sabe se terá condições de atuar. O departamento médico do Leão irá reavaliar o jogador.
Apesar da baixa, Givanildo Oliveira ganha mais um reforço. O lateral-direito Eduardo Ratinho está liberado para jogar. O volante Tobi e o lateral-direito André Luiz aguarda a regularização para ficar à disposição do treinador.
fonte:pe360graus
Cine PE recebe inscrições até dia 31 de janeiro.
Interessados em ver seu vídeos e filmes exibidos no Cine PE têm até o dia 31 de janeiro para inscrevê-los nas mostras competitivas do festival que acontece de 26 de abril a 2 de maio, no Teatro Guararapes.
Podem ser inscritos no site www.cine-pe.com.br longas, curtas em 35mm e curtas digitais. A expectativa da organização é que 550 obras disputem as vagas desta 14ª edição. Outras informações pelos telefones 3461.3773 e 3343.5066.
Fonte: JC Online.
Coreia do Norte pede fim das sanções antes de retomar diálogo nuclear.
A Coreia do Norte reiterou hoje que não retomará diálogo nuclear se não forem suspensas previamente as sanções impostas contra o país, informou hoje a agência oficial norte-coreana "KCNA".
Em comunicado, um porta-voz do Ministério de Exteriores norte-coreano pediu que fossem eliminadas as "causas" que bloquearam essas negociações, antes de retomar a reunião de seis lados sobre seu programa nuclear.
"Se nos sentamos à mesa de diálogo ainda sob sanções, não será um diálogo igualitário, mas se transformará em reunião entre acusado e juiz", acrescentou o porta-voz norte-coreano, que insistiu que seu país não se opõe ao diálogo nuclear nem tem razões para atrasá-lo.
O comunicado norte-coreano chega após os Estados Unidos declararem na semana passada que as sanções contra o regime comunista norte-coreano serão suspensas assim que Pyongyang retomar o diálogo multilateral, que envolve também China, Japão, Rússia e Coreia do Sul.
Em abril, a Coreia do Norte considerou morta a reunião de seis lados após a condenação da ONU ao lançamento de um foguete de longo alcance, que foi seguido de seu segundo teste nuclear subterrâneo.
Além disso, a Coreia do Norte reiterou hoje a demanda feita na semana passada para celebrar uma reunião para debater um tratado de paz que substitua o armistício que encerrou a Guerra da Coreia (1950-1953).
Por meio do jornal "Rodong Sinmun" do Partido dos Trabalhadores norte-coreano, a Coreia do Norte chamou a vizinha do Sul a trabalhar para melhorar as relações bilaterais.
"A deterioração das relações entre Coreia do Norte e do Sul, apesar de nossos esforços, se deve à postura anacrônica e de anti-unificação promovida pelas autoridades sul-coreanas", indicou o regime de Pyongyang.
O comentário chegou depois de a Coreia do Norte ameaçar na sexta-feira passada com uma "guerra santa" a Coreia do Sul em resposta aos planos de invasão de Seul e Washington em caso de instabilidade política no país comunista.
Apesar das ameaças da semana passada, a Coreia do Norte autorizou hoje a viagem de uma delegação sul-coreana prevista para amanhã no complexo industrial de Kaesong, situado na fronteira com Coreia do Sul, para discutir a forma de melhorar o funcionamento desse parque conjunto.
Essa reunião será o primeiro encontro oficial que realizam ambos os países neste ano.
Fonte: EFE.
domingo, 17 de janeiro de 2010
Sport goleia o Vitória por 5 a 1 no dia do padroeiro da cidade
O técnico do Sport, Givanildo Oliveira, gostou do que viu em campo. "Tivemos um bom entrosamento. Quando ele dá certo se reflete no ataque, com gols, e também diminui a chance do adversário fazer gol, porque estamos bem arrumados lá atrás. Claro que quando você consegue um placar desses fica uma referencia boa, mas também tivemos alguns erros", diz o comandante rubro-negro, em coletiva após a partida.
Quarta-feira (20), quando acontece a terceira rodada do Estadual, o Sport recebe o Porto, enquanto o Vitória vai a Garanhuns para jogar contra o Sete.
OS GOLS
O primeiro gol do Leão saiu dos pés de Ricardinho: bem posicionado na área, depois de tabela com Nadson, o camisa 10 do Sport abriu o marcador, aos 5 minutos do primeiro tempo. Aos 27, Júlio César fez o gol mais lindo da partida (fotos), chutando da direita e encobrindo o goleiro Elissandro, que não teve a menor chance de defesa.
Ainda no primeiro tempo, aos 34, Sandro Miguel comete pênalti sobre Igor, em jogada na direita da área. Wilson cobrou e ampliou a vantagem: era o terceiro do Sport.
O camisa 11 voltou para o segundo tempo com fome de gol: aos 3 minutos, depois de cruzamento de Dutra, Wilson marcou outra vez, sacramentando a goleada. Era o segundo dele e o quarto do Sport. O capitão do Leão também deixou a sua marca. Aos 35 minutos, Dairo cruza e Igor cabeceia para as redes.
O gol de honra do Vitória nasceu num pênalti, aos 46 do segundo tempo. Cleber Monteiro cruzou da direita e a bola tocou na mão de César. Jadilson cobrou e converteu.
Fonte:pe360graus
Santa Cruz e Central empatam em 1 a 1 no Arruda
O resultado deixa o Santa Cruz com 4 pontos, em terceiro lugar no Pernambucano. O Central é o oitavo, com 2 pontos conquistados.
Na terceira rodada, quarta-feira (20), o Santa enfrenta a Cabense, no Cabo, enquanto o Central recebe o Salgueiro.
O JOGO
O Central abriu o marcador, com gol de Geraílton aos 30 minutos do primeiro tempo: ele recebeu cruzamento de Anchieta, da esquerda, e numa bela cabeçada mandou a bola para as redes.
A quatro minutos do intervalo, o time de Caruaru ficou com um homem a menos, com a expulsão de Rodrigo Santos.
SEGUNDO TEMPO
O Santa Cruz fez uma modificação para recomeçar o jogo, colocando Thomas Anderson no lugar de Marcelinho. Um cartão vermelho aos 2 minutos, porém, deixou o Tricolor em igualdade numérica com o Central: André Paulino foi expulso depois de falta sobre Anderley.
Aos 4 minutos, Joelson marcou e deixou tudo igual no marcador: depois de Thomas Anderson cruzar para Robinho na pequena área, a bola sobrou para o camisa 11 tricolor.
Fonte:pe360graus
Demora no início da prova do TRE gera confusão em Boa Viagem.
O concurso para preenchimento de vagas de nível médio e superior do Tribunal Regional Eleitoral de Pernambuco (TRE) começou confuso, de acordo com candidatos. No Colégio Boa Viagem, os candidatos foram colocados no auditório da escola e a prova só foi distribuída às 9h, quando o horário previsto era 8h.
De acordo com um concursando, que identificou-se apenas como Célio, candidato ao cargo de analista de sistemas, às 8h30 ainda havia gente chegando para fazer a prova. "A prova foi distribuída às 9h mas não tinham autorizado para o início. Teve gente tirando foto da prova. Eu mesmo saí do colégio com o cartão de respostas no bolso", explicou.
À procura de informações sobre o que estava acontecendo, os candidatos ouviam apenas evasivas dos fiscais, de acordo com Célio. "Diziam para a gente se acalmar, que a prova ia começar. Acho que muita gente vai entrar com ação para cancelar essa prova", apontou.
Fonte: JC Online.
Prefeitura do Rio ainda enfrenta dificuldades para manter cidade limpa.
“É muito difícil coibir esse hábito acintoso de jogar lixo no chão. É uma questão de educação das pessoas. Estamos utilizando todos os recursos, com campanhas, equipamentos e serviços para atender a população. Mas não é uma tarefa fácil”, afirma a presidente da Comlurb (Companhia Municipal de Limpeza Urbana), Angela Fonti, ressaltando que o custo da empresa é de R$ 700 milhões. Deste total, R$ 400 milhões são gastos na limpeza de áreas públicas. Ou seja, cerca de 60% em faxina.
“Muitos reclamam que as papeleiras são pequenas, mas elas foram instaladas para que as pessoas joguem coisas de pequena monta, como o papel de bala, copinhos ou embalagem de picolé. O lixo domiciliar deve ser colocado em sacolas para que sejam recolhidas pelos caminhões, que passam, periodicamente, na hora certa”, explica a presidente.
Educação, sem dúvida, conta. Na segunda-feira (11), em plena Praia de Copacabana, na Zona Sul, o pai chamou a atenção da filha de cinco anos, que jogara uma garrafa de água na areia. A pequena, a contragosto, atendeu ao pedido do pai para que jogasse o objeto na lixeira, mas ele recebeu uma resposta malcriada: “Eu não sou gari, não, tá?”
O episódio ocorreu próximo ao local onde o prefeito mandou instalar o chamado lixômetro, para medir a produção de lixo em toda a cidade. Um cartaz informa que “a cada hora, meia tonelada de lixo é abandonada na praia”.
“A gente viaja para outras cidades, para o exterior, e não encontra tanta sujeira como essa do Rio. É um título que o carioca deveria rejeitar, se envergonhar. Jogam lixo nas ruas, deixam o cachorro sujar os espaços públicos. Um horror”, lamenta o arquiteto Julio Brígido, 46 anos, que mora em Ipanema.
Genilson Inácio Rosa, 38, e Julio César Oliveira, 29, também reclamam do lixo jogado de qualquer maneira em áreas públicas. Eles sabem do que falam. Os dois fazem parte de uma cooperativa de catadores e exibem as mãos cheias de cicatrizes provocadas pelos objetos cortantes jogadas nas areais e nas ruas.
“As pessoas deveriam aprender a separar seu lixo. A coleta seletiva é boa para todo mundo. É só ter um pouquinho de paciência e boa vontade”, ensina Genilson.
Números da sujeira do Rio
Lixo gerado diariamente: 8.840 toneladas
Lixo público: 3.254 toneladas/dia
Lixo domiciliar: 4.287 toneladas/dia
Geração de lixo per capita: 1 a 1,5 kg/dia. A exceção é o Centro, onde cada indivíduo produz, em média, 3,5 kg/dia
A cidade do Rio é atendida com 122 mil papeleiras, 165 mil contêineres e 500 cestas verdes para recepção de pilhas e baterias.
O quadro da Comlurb é de12.700 garis, sendo que 2.400 garis são responsáveis só por varrer as ruas
Locais que exigem mais atenção da Comlurb
Avenida Rio Branco = 580 kg/dia
Avenida Presidente Vargas = 780 kg/dia
Calçadão de Campo Grande = 4,5 toneladas/dia
Avenida Nossa Senhora de Copacabana = 4 toneladas/dia.
Obs: A Rio Branco é varrida seis vezes por dia (de segunda a sábado) e três vezes nos domingos.
Praias
São removidos diariamente de lixo na orla, incluindo os quiosques, em alta temporada, 60 a 70 toneladas. Aos sábados, 100 a 120 toneladas, e domingos, 150 a 180 toneladas.Fonte: G1.
sábado, 16 de janeiro de 2010
Derley marca dois gols e garante vitória do Náutico
A falta de entrosamento foi evidente nos dois times, afinal, o Campeonato está apenas começando. Especialmente entre a dupla de ataque formada por Carlinhos Bala e Elton. Mas o Timbu começou bem: nos primeiros minutos Elton cavou uma primeira oportunidade, mas a bola acabou indo para fora. Márcio Tinga e Anderson Santana saíram ainda no primeiro tempo, machucados.
O time do Salgueiro quase não conseguia passar da intermediária durante quase todo o primeiro tempo. Mas, aos 40 minutos, Eider furou o bloqueio, deu um passe pela direita nas costas do lateral Anderson Santana e França bateu certeiro, abrindo o placar para o time visitante.
O segundo tempo começou tenso. Os dois técnicos aproveitaram para modificar os times - afinal, a hora de testar o elenco é neste começo de campeonato. Os dois gols foram marcados por Derley. Primeiro Carlinhos Bala cruzou pela direita, Elton cabeceou para o meio e Derley, sozinho, cabeceou para o fundo da rede. O segundo gol veio após uma cobrança de falta, aos 19", quando Carlinhos Bala cruzou com capricho e Derley acertou o gol, de cabeça.
Com o resultado, o Náutico pula do último para o sexto lugar na tabela e o Salgueiro, em segundo. Só com os resultados dos jogos deste domingo será possível confirmar se o Timbu consolidou a recuperação. O público foi de 11.350 pessoas e a renda arrecadada foi de R$ 14.380.
Fonte:pe360graus
Vôlei feminino do Sport é esmagado pelo time de Bernardinho
Fonte:pe360graus
sexta-feira, 15 de janeiro de 2010
Rosembrik: ‘Quando precisei, o Santa Cruz virou as costas’
“Estou aqui porque considero o Ypiranga um clube grande. Hoje estou dando sequencia a minha carreira. Não quero nem subir, nem descer. Continuo jogando do mesmo jeito. Muitos clubes não ofereceram salário nem perto ou igual ao que recebo aqui no Ypiranga”, afirma.No jogo de estreia, Rosebmbrik deixou sua marca, mas a partida só não foi melhor porque o time perdeu por 2 a 1 para a Cabense, jogando dentro de casa, no Estádio Otávio Limeira, em Santa Cruz do Capibaribe.
O jogador fica no Ypiranga até o final do Pernambucano e tem plena confiança de que ao final da competição irão surgir outras propostas. “O jogador só vale quando está jogando. Quando está parado, não vale nada. Hoje estou valendo alguma coisa porque estou jogando”, explica.
SPORT
Rosembrik não esconde o desejo de voltar ao Sport. A motivação tem um nome: Givanildo Oliveira. O técnico que comanda o Leão é apontado pelo jogador como um pai. “Foi ele quem me ensinou a jogar. Desde que ele voltou ao Recife, nos falamos. Eu sempre ligo para o meu velhinho. Ele me ligou, mas não falamos sobre voltar ao Sport. ele queria saber apenas como eu estava. Ele é o melhor treinador do país”, revela.
SANTA CRUZ
Enquanto alimenta um possível retorno à Ilha do Retiro, o jogador revela algumas mágoas na última passagem pelo Santa Cruz em 2008. “Eles ficaram um ano sem me pagar salário. Tive muitos problemas. Tive que vender carro 0km porque só saia. Isso vocês da imprensa não falam. Coloca isso aí. Não coloquei o clube na justiça, mas já providenciei.”
Rosembrik também guarda um rancor da torcida tricolor, alegando que não houve reconhecimento pelo que fez nas vezes em que vestiu a camisa do Santa Cruz. “O que eu fiz pelo clube ninguém reconhece. Antes, quando eu entrava em campo ouvia o grito de ‘Ah, é Rosembrik. Depois, os gritos eram: ‘Ah, é maconheiro. Isso vem de uma torcida que não reconhece. Quando precisei, deram as costas.”
BEBIDA
Apesar de dar umas escapadas para se divertir, o jogador revela que nunca teve problemas com bebidas e drogas. “Não vou dizer que sou santo. Gosto de sair, mas não estou bebendo. As vezes, quando as pessoas me encontram tomando água ou refrigerante, logo dizem que está misturado. Não preciso responder a ninguém. Estou tranquilo aqui e sem problemas. Sou o cara mais feliz do mundo aqui neste time”, finaliza.
Fonte:pe360graus
Para Lula, morte de Zilda foi "perda para o mundo".
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva declarou nesta sexta-feira (15), falando à imprensa após deixar o velório de Zilda Arns, que o momento vivido no Haiti não é fácil pois se pode considerar que, além dos soldados brasileiros mortos, os quatro que continuam desaparecidos também podem ter morrido. Lula citou ainda "um funcionário brasileiro nas Nações Unidas" (Luiz Carlos da Costa, segunda maior autoridade da ONU no Haiti), que também continua desaparecido.
Com relação à morte de Zilda Arns, o presidente disse que "foi uma grande perda para o Brasil e para o mundo". Para Lula, "todas as pessoas que morreram (em consequência do terremoto) estão simbolizadas na figura de Zilda Arns".
Lula revelou ter dito à família Arns, com a qual se reuniu por 45 minutos no Palácio das Araucárias, sede do governo do Paraná, que nessa hora em que todos choram o importante é que as ideias de Zilda tenham encarnado na mente dos brasileiros. "Que a partir do exemplo dela todos nós sejamos mais solidários e humanistas", acrescentou.
O presidente encerrou sua entrevista dizendo que tem a certeza de que Zilda não se arrependeria de nada do que fez. "Se voltasse a viver, ela faria tudo outra vez, inclusive voltaria ao Haiti.
Lula passou uma hora e dez minutos no Palácio das Araucárias, seis deles no velório, acompanhado da ministra-chefe da Casa Civil, Dilma Rousseff, e do ministro de Relações Institucionais, Alexandre Padilha. Também estiveram no velório os senadores Eduardo Suplicy (PT-SP), Ideli Salvatti (PT-SC) e Álvaro Dias (PSDB-PR), o prefeito de Curitiba, Beto Richa, o chefe de Gabinete da Presidência, Gilberto Carvalho, e os governadores de Santa Catarina, Luiz Henrique Silveira (PMDB), e do Paraná, Roberto Requião (PMDB).
Fonte: Agência Estado.
quinta-feira, 14 de janeiro de 2010
Jackson chega ao Santa Cruz pensando em títulos
A chegada de Jackson, que teve passagens por grandes clubes e até pela Seleção Brasileira, encheu de confiança o mandatário coral. “A chegada de Jackson significa a nossa confiança de que vamos ganhar o Campeonato Pernambucano. é a chegada de um craque, de um grande jogador. Experiente, ele vai contribuir com o elenco do Santa Cruz que mostrou que tem potencial já na partida de estreia vencendo o Sete de Setembro fora de casa.”
Entusiasmado, Fernando Bezerra Coelho lançou ainda um desafio para a torcida tricolor. “Queremos convocar a torcida para domingo contra o Central a bater o recorde da partida do ano passado, quando o Santa reinaugurou o seu estádio. Queremos botar mais de 40 mil pessoas no estádio para que a torcida possa festejar a chegada do Jackson e ele ser recebido com carinho. Ele significa a certeza de que o time vai ganhar o título e sair da garganta aquela coisa gostosa de gritar campeão e bater no peito”, afirma.
Jackson também demonstrou confiança e garante que está pronto para assumir a responsabilidade de liderar o Santa. “Vamos procurar ter uma boa sequencia, pois futebol é seriedade. Precisamos render, porque rendendo as coisas ficam mais fáceis.”
O jogador explica que disputou o Brasileirão do ano passado pelo Vitória-BA, mas como passou um mês parado ainda não sabe quando terá condições físicas de estrear. “Vou deixar esse assunto para o meu preparador físico. Ele vai avaliar o tempo e vamos fazer tudo certo para poder jogar o mais rápido possível. Vamos entrar para fazer bonito tanto no Pernambucano como na Copa do Brasil”, destaca o atleta.
MEDO DE AVIÃO
Jackson veio do Maranhão para o Recife de carro. Ele não gosta de alturas e viajou mais de 1,3 mil quilômetros. "Eu prefiro andar de carro a andar de avião. Tenho que entrar no avião porque é meu trabalho, mas eu não gosto”, confessa o jogador.
Fonte:pe360graus
Givanildo satisfeito com vitória do Sport na estreia
“Além do Araripina, o cansaço foi um adversário muito forte para nós. O Montoya, por exemplo, ficou com as panturrilhas travadas e teve que ser substituído por conta do cansaço. Essa foi a primeira vez em minha carreira que eu tive que preparar um time para uma estreia de temporada em sete dias. Assim é difícil, principalmente porque a maioria dos jogadores do ano passado não continuaram”, diz Givanildo.
Entretanto, os três pontos conquistados na Ilha do Retiro acabaram animando um pouco mais o treinador. “O mais importante foi a vitória. O que não agradou foram as dificuldades de sair da marcação, criar poucas situações de gol e o baixo aproveitamento nas bolas paradas, mas é natural pelo começo. O que agradou foi ganhar. Independentemente de tudo o que aconteceu, vencemos”, complementou.
Fonte:pe360graus
Haiti já enterrou 7 mil vítimas em vala comum, diz presidente.
O presidente haitiano, René Préval, afirmou nesta quinta-feira que cerca de 7 mil pessoas mortas no terremoto desta terça-feira no Haiti já foram enterradas em uma vala comum. Soldados e aviões com alimentos e remédios começaram a chegar hoje ao país para socorrer uma nação traumatizada e ainda assustada com os tremores secundários, depois do terremoto 7 graus na Escala Richter que devastou a capital, Porto Príncipe. A Cruz Vermelha Haitiana estima que haja de 45 mil a 50 mil mortos e 3 milhões de feridos ou desabrigados.
"Já enterramos 7 mil em uma vala comum", disse Préval a repórteres no aeroporto, enquanto acompanhava o presidente dominicano Leonel Fernández, o primeiro chefe de Estado a visitar o Haiti depois do devastador terremoto. Fernández disse que uma das coisas mais importantes que o Haiti precisava era ajuda para enterrar seus mortos.
Dois dias depois do tremor, muita gente continua viva sob os escombros, mas há poucos sinais de um esforço organizado de resgate. Cerca de 1,5 mil cadáveres estão empilhados diante do principal hospital, e os mortos estão espalhados também pelas ruas. Aviões cheios de mantimentos chegam ao aeroporto de Porto Príncipe num ritmo mais rápido do que os funcionários são capazes de descarregá-los, e as autoridades aéreas restringiram voos vindos do espaço aéreo norte-americano, temendo que os aviões fiquem sem combustível enquanto esperam para pousar.
A ajuda, no entanto, ainda não chegou aos haitianos necessitados que vagam pelas ruas dilapidadas de Porto Príncipe, buscando desesperadamente água, comida e assistência médica. "Dinheiro não vale nada agora, água é a moeda", disse um funcionário de ajuda humanitária à Reuters.
Saqueadores invadiram um supermercado danificado pelo tremor em um bairro de Porto Príncipe, levando produtos eletrônicos e sacos de arroz. Outros tiraram gasolina de um caminhão-tanque quebrado. "Todos os policiais estão ocupados resgatando e enterrando suas próprias famílias", disse Manuel Deheusch, dono de uma fábrica de telhas. "Eles não têm tempo de patrulhar as ruas".
Ajuda Internacional
Uma segunda aeronave da Força Aérea Brasileira (FAB) que auxiliará nos trabalhos de resgate decolou de Brasília na tarde desta quinta-feira com 17 toneladas de remédios, água e equipamentos médicos, de busca e salvamento. O avião levou também 51 bombeiros e quatro cães farejadores que auxiliarão nas buscas por vítimas, além de uma equipe médica da FAB que prestará atendimento aos 12 militares brasileiros feridos após tremor. Na quarta-feira, a FAB enviou a primeira aeronave com 22 toneladas de água e alimentos para as vítimas do terremoto.
Os Estados Unidos estão enviando 3.500 soldados e 300 trabalhadores da área médica para ajudar no resgate e na segurança na capital devastada. As primeiras equipes deveriam chegar ainda na quinta-feira. O Pentágono também enviaria um porta-aviões e três barcos anfíbios, incluindo um capaz de transportar até 2.000 fuzileiros navais. "Ao povo do Haiti, dizemos claramente e com convicção: vocês não serão abandonados. Vocês não serão esquecidos. Nesta sua hora de maior necessidade, a América está ao seu lado. O mundo está ao seu lado," disse o presidente dos EUA, Barack Obama.
A secretária de Estado norte-americana, Hillary Clinton, disse que uma equipe militar dos EUA reabriu o aeroporto de Porto Príncipe para que aeronaves pesadas pudessem começar a trazer auxílio. Ela prometeu assistência de longo prazo dos EUA ao debilitado governo haitiano. O Parlamento, o palácio presidencial e muitos prédios públicos desabaram, e não estava claro quantos parlamentares e autoridades sobreviveram. A principal prisão também ruiu, permitindo a fuga de criminosos perigosos. "As autoridades que existiam antes do terremoto não são capazes de agir plenamente. Vamos tentar apoiá-las até que restabeleçam a autoridade", disse Hillary à CNN.
Ainda não havia sinais de operações de resgate organizadas para salvar pessoas soterradas, e os médicos no Haiti, o país mais pobre do Ocidente, estão mal equipados para tratar os feridos. Tendas improvisadas estão espalhadas por todo lado, e os haitianos instalados em um acampamento informal abordaram um jornalista gritando "água, água" em várias línguas. "Por favor, faça qualquer coisa que você puder, essa gente não tem água, comida ou remédios, ninguém está nos ajudando", disse Valery Louis, que organizou um dos acampamentos.
Grupos de mulheres que passam as noites nas ruas cantavam hinos religiosos na escuridão e rezavam pelos mortos. "Elas querem que Deus as ajude - todos nós queremos", disse Dermene Duma funcionária do hotel Villa Créole, que perdeu quatro parentes. Choro e lamentações surgem cada vez que alguém morre, mas os tremores secundários interrompem o luto, fazendo com que as pessoas saiam correndo em pânico.
O epicentro do terremoto ocorreu a apenas 16 quilômetros de Porto Príncipe, cidade densamente povoada com 4 milhões de habitantes. Corpos jaziam por todos os lados da cidade montanhosa, e as pessoas tapam o nariz com panos por causa do odor da decomposição. Uma caminhonete chegou levando cadáveres ao Hospital Geral da cidade, cujo diretor, Guy LaRoche, estima que haja 1.500 corpos amontoados no lado de fora do necrotério.
Sacos para cadáveres
A Cruz Vermelha Haitiana já não tem sacos para guardar os cadáveres, e o Comitê Internacional da Cruz Vermelha disse que está enviando outros 3.000. O Brasil, que comanda a missão de paz da ONU no país, propôs a criação de um cemitério de emergência, e os EUA estão enviando equipes para os trabalhos funerários. Com as mãos e com marretas, os haitianos escavam os escombros para tentar resgatar os sobreviventes.
Um estoniano de 35 anos, Tarmo Joveer, foi tirado na quinta-feira dos escombros do prédio da ONU, que tinha cinco andares. Ele disse a jornalistas que estava bem. A ONU afirmou que pelo menos 36 integrantes da missão de paz, que tem 9.000 pessoas, morreram, e que ainda há muitos desaparecidos. O Brasil já confirmou a morte de 14 militares e também da médica Zilda Arns, fundadora da Pastoral da Criança, que fazia uma visita de trabalho ao país.
Também na quinta-feira, 14 hóspedes e funcionários foram retirados com vida do importante hotel Montana, que ficou praticamente destruído. O major chileno Rodrigo Vázquez, que dirigia a operação, estimou que ainda há outras 70 pessoas soterradas. "Isso é devastador," disse.
Nações de todo o mundo se mobilizam para enviar equipes de resgate, com cães farejadores, maquinário pesado, tendas, unidades de purificação de água, alimentos, médicos e equipes de telecomunicações. Mas a distribuição da ajuda é complicada pela grande presença de entulho e carros destruídos nas ruas, e também pela paralisação das telecomunicações. Os escritórios de várias entidades humanitárias foram destruídos, e muitos funcionários estão mortos ou desaparecidos.
Os soldados da ONU na cidade parecem sobrecarregados pela enormidade da tarefa de recuperação pela frente. "Simplesmente não sabemos o que fazer," disse um militar chileno. "Você pode ver como o dano é terrível. Não conseguimos chegar a todas as áreas". Muitos hospitais estão sem condições de uso, e os médicos fazem o possível para tratar membros esmagados, feridos e fraturas em instalações improvisadas, nas quais os suprimentos médicos são escassos.
A entidade Médicos Sem Fronteiras está enviando um hospital inflável com dois centros cirúrgicos, e vários países estão mandando hospitais de campo. Um navio-hospital da Marinha dos EUA, o Confort, também está voltando ao Haiti, onde já prestou atendimento à população depois das tempestades, inundações e deslizamentos de 2008.
Fonte: Reuters.
quarta-feira, 13 de janeiro de 2010
Pedaço de edifício no Recife cai e mata dois animais.
Os escombros que caíram ficavam no beiral da parte de trás do imóvel. Nenhum morador se feriu. A Coordenadoria de Defesa Civil do Recife (Codecir) esteve no local, interditou a área e orientou os moradores a fazerem os reparos.
O prédio tem dois andares. Ao todo, são seis apartamentos.
Fonte: JC Online.
Outro pernambucano no Haiti ainda não contatou a família.
Segundo ele, a família tentou obter informações com o Itamaraty, através do telefones do Núcleo de Assistência a Brasileiros, mais ainda não tiveram respostas. "Eles anotaram os nossos nomes e telefones e disseram que iriam retornar. Até agora nada. Não adiantou nada ligar, continuamos esperando. Eles tinham que já ter providenciado uma lista com as informações de todos os militares", considera Luiz, que não fala com o filho desde a semana passada.
Rodrigo Queiroz integra o contingente que está no Haiti desde julho do ano passado. Ele trabalha no 28º Batalhão de Infantaria, com sede na cidade de Campinas, em São Paulo.
Fonte: JC Online.