As notas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) já foram divulgadas. Mas e agora, o que fazer com elas? Quem está concorrendo ao Vestibular da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) só precisará esperar mais um pouco pelo listão, que deve ser divulgado na próxima semana. O Ministério da Educação repassará as notas para a Covest. O estudante não precisará calcular média, nem se preocupar em comunicar as notas para a comissão do vestibular da UFPE. Só precisa ter um pouco mais de paciência e aguardar o resultado.
Já quem pretende se candidatar às vagas da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) e da Universidade Federal do Vale de São Francisco (Univasf), assim como das 49 outras instituições que adotaram o Enem como fase única do vestibular, deve ficar atento ao período de inscrições no Sistema de Seleção Unificada (Sisu). A página já está disponível no site do MEC. O estudante poderá conferir todas os cursos e instituições no ícone "Vagas". A escolha dos cursos será liberada nesta sexta-feira (29). Essa etapa é decisiva, porque dependerá do estudante indicar a instituição e a graduação a que deseja concorrer.
SISU - O processo será divido em três etapas. Na primeira delas, que acontece entre esta sexta-feira (29) e a próxima quarta-feira (3), cada estudante poderá escolher uma opção de curso e instituição. Durante todo esse período, o sistema vai atualizar diariamente a nota de corte (nota mínima para o candidato ficar entre as vagas do curso). Isso dá ao estudante a possibilidade de alterar a opção de inscrição caso não tenha nota suficiente para obter a vaga no curso que escolheu inicialmente. Cada aluno poderá mudar a opção quantas vezes quiser durante esse período. Para ampliar as chances de conseguir uma vaga, recomenda-se que os candidatos acessem diariamente o Sisu, para mudar de opção caso a nota já não seja suficiente para entrar no curso após as mudanças dos outros candidatos.
Algumas instituições vão conferir pesos diferentes para cada uma das provas do Enem. O próprio Sisu vai informar sobre os pesos e calcular de acordo com os critérios de cada universidade.
Ao final da etapa, o sistema vai classificar os candidatos de acordo com as notas e com as vagas oferecidas em cada curso e instituição. Caso haja notas iguais para o mesmo curso, o primeiro critério de desempate será a nota da redação. Em seguida, serão observadas as notas em cada uma das provas objetivas (linguagens, códigos e suas tecnologias; matemática e suas tecnologias; ciências da natureza e suas tecnologias e ciências humanas e suas tecnologias). Se persistir o empate, será considerada a data e a hora de efetivação da inscrição pelo candidato, prevalecendo a inscrição mais antiga. Os alunos classificados terão até o dia 12 de fevereiro para realizarem as matrículas diretamente nas instituições.
Nas segunda e terceira etapas ficarão disponíveis apenas as vagas que não foram ocupadas na etapa anterior (confira calendário abaixo). O processo de escolha será o mesmo da primeira etapa.
Todos os estudantes que fizeram o Enem poderão concorrer a qualquer uma das vagas do Sisu. No entanto, no caso de serem aprovados tanto numa das instituições que integram o sistema quanto em uma outra instituição federal que não faz parte, eles só poderão efetivar a matrícula em uma das duas. Ou seja, a partir deste ano, não será possível matricular-se em duas instituições de ensino superior públicas.
Confira o calendário (no horário do Recife):Primeira etapa Inscrições: das 5h do dia 29 de janeiro até as 22h59 de 3 de fevereiroResultado: 5 de fevereiroMatrículas nas universidades: de 8 a 12 de fevereiro
Segunda etapaInscrições: das 5h do dia 15 de fevereiro até as 22h59 do dia 20 de fevereiroResultado: 22 de fevereiroMatrículas nas universidades: 23 a 26 de fevereiro
Terceira etapaInscrições: das 5h do dia 1° de março até as 22h59 do dia 3 de marçoResultado: 5 de marçoMatrículas nas universidades: de 9 a 12 de março
Fonte: JC Online.
Nenhum comentário:
Postar um comentário