terça-feira, 6 de julho de 2010

Tecnologia de transmissão de energia sem fio já chega a 70 cm.

A Intel anunciou nesta terça-feira (6) avanços na tecnologia de transmissão de energia sem necessidade de fios, que já permitem o envio a receptores em movimento até uma distância de 70 cm.

Segundo a empresa, entre as aplicações da tecnologia estão marca-passos que não precisam de fios subcutâneos ou mesas livres de cabos, capazes de alimentar dispositivos como celulares e notebooks automaticamente.
A companhia, que utiliza a tecnologia Conexão de Energia Ressonante Sem Fio (WREL, na sigla em inglês), demonstrou o sistema pela primeira vez em 2008 nos Estados Unidos, quando acendeu uma lâmpada de 60 watts sem a necessidade de fios.
Agora, a gigante dos microprocessadores afirma que a tecnologia evoluiu para um estágio em que o receptor, uma caixa de som, por exemplo, pode ser movida em torno do transmissor a uma distância de até 70 cm, o que eliminaria a necessidade de cabos.
O princípio do sistema tem origem nas experiências com transferência de energia por ressonância magnética feitas pelo inventor Nikola Tesla no final do século 19.
No sistema da Intel, um algoritmo (sequência e instruções de tarefas a serem realizadas por um computador) especial de rastreamento assegura o nível constante de energia conforme o receptor é movimentado.

Segundo a empresa, o receptor já não precisa mais estar alinhado paralelamente com o transmissor.

Agora, os algoritmos adaptativos para a sintonização automática permitem que as bobinas do transmissor e do receptor fiquem a um ângulo de até 70 graus, mantendo a eficiência da transmissão em 70%.

Clique aqui para ver um vídeo de demonstração (em inglês) da nova tecnologia.



Fonte: Reuters.

Nenhum comentário:

Postar um comentário