CARACAS - A presidente brasileira Dilma Rousseff irá a Caracas para se  reunir com seu colega venezuelano Hugo Chávez na primeira semana de  novembro em um encontro que tem como objetivo dar seguimento aos acordos  de cooperação bilateral, informou neste sábado a Chancelaria da  Venezuela em um comunicado. Os mandatários decidiram, em uma conversa  por telefone realizada na sexta-feira, fixar a data para "os primeiros  dias" de novembro a fim de retomar "os encontros trimestrais de  acompanhamento e avaliação de projetos e acordos entre ambos os  países",  indicou a mensagem oficial, sem indicar uma data exata para o  encontro.
    
Durante a conversa, a presidente destacou a  importância da Comunidade de Estados Latino-Americanos e Caribenhos  (Celac), que nascerá durante uma cúpula presidencial que será realizada  na Venezuela nos dias 2 e 3 de dezembro, acrescentou a mensagem.
    
A  criação da Celac é um "passo gigantesco de todo o nosso continente para  a união", considerou Dilma, citada na nota oficial. Ambos os chefes de  Estado também saudaram os avanços da consolidação da União de Nações  Sul-Americanas (Unasul), depois da adesão do Paraguai na sexta-feira ao  bloco regional, segundo o comunicado.
    
O governo brasileiro  informou na sexta que Chávez e Dilma chegaram a um acordo para  consolidar a participação da Venezuela na construção da refinaria Abreu e  Lima, em Pernambuco, depois de o pacto ter sido comprometido por  divergências em relação ao financiamento.
    
Brasil e Venezuela mantêm amplos acordos de cooperação em projetos de construção, hidrocarbonetos e hidrelétricos, entre outros.
Fonte: Jc Online.
 
 
 
Nenhum comentário:
Postar um comentário