Goleiro alvirrubro foi o nome do jogo e conseguiu evitar que a pressão da equipe goiana, sobretudo no segundo tempo, se transformasse em gols
Da Redação do pe360graus.com
A pressão foi grande, mas o Náutico conseguiu voltar de Goiás com um ponto na bagagem ao empatar em 0 a 0 com o Vila Nova na tarde deste sábado (23). E o principal responsável por evitar a derrota do Timbu atende pelo nome de Gideão. O goleiro alvirrubro foi obrigado a fazer grandes defesas e, enfim, conseguiu impedir que as várias chances criadas pela equipe goiana se transformassem em gols de fato.
O primeiro tempo foi marcado por um jogo cadenciado, com poucas oportunidades de gols para os dois times devido à marcação forte imposta pelas equipes. Mas, na etapa complementar, o Vila Nova passou a pressionar o Náutico e apenas não abriu o placar do jogo por causa do paredão alvirrubro. Percebendo isso, o técnico Waldemar Lemos ainda tentou colocar o time mais na ofensiva, com as entradas de Philip e Ricardo Xavier, mas não adiantou.
Por falar no treinador do Náutico, ele foi expulso durante a partida. Waldemar Lemos levou o cartão vermelho após reclamar acintosamente da arbitragem, sobretudo dos assistentes. Já é a segunda vez nesta Série B que o técnico do Timbu é expulso de campo: a primeira vez foi na partida contra o Icasa.
Após esse empate, o Náutico chegou aos 20 pontos e ocupa a 7ª posição. Já o Vila Nova continua na 12ª posição, mas agora tem 15 pontos. O próximo compromisso do Timbu na Série B é na próxima terça-feira (26), quando recebe o Vitória-BA, nos Aflitos, às 21h50. No mesmo dia, mas às 19h30, a equipe goiana enfrenta o Grêmio Barueri-SP, fora de casa. Os dois jogos são válidos pela 13ª rodada.
O JOGO
Mesmo jogando fora de casa, foi do Náutico a primeira chance de abrir o placar da partida. Aos 10 minutos, Peter avançou pela direita, cruzou e Rogério quase marcou um gol de letra.
A resposta do Vila Nova veio três minutos depois. John Lennon fez um cruzamento pela direita, mas Leandro Ceará cabeceou para fora. O próprio John Lennon recebeu o primeiro cartão amarelo do jogo no minuto seguinte.
O Náutico voltou a levar perigo à meta adversária apenas aos 21 minutos. Eduardo Ramos tocou para Jeff Silva pela esquerda. O lateral-esquerdo mandou uma bomba, mas a bola desviou na defesa do Vila Nova e saiu.
Quando o cronômetro marcava 37 minutos, quase o Vila Nova balançou as redes. Leandro Cearense driblou a zaga alvirrubra e chutou com perigo, mas Gideão conseguiu espalmar, evitando aquilo que seria o gol da equipe goiana.
Na etapa complementar, o que se viu foi o aumento da pressão do Vila Nova sobre o Náutico. Logo nos dois minutos iniciais, a equipe goiana já havia chegado à meta adversária duas vezes: primeiro com Paulo César, que cruzou a bola, mas Everton cortou, e depois com Augusto, que mandou uma bola por cima do gol de Gideão.
Aos cinco minutos, o goleiro alvirrubro foi exigido novamente no jogo. E em dose tripla em menos de um minuto. Primeiro, Gideão defendeu um chute de Paulo César da intermediária. Em seguida, cortou um cruzamento de Roni, que ainda tentou um carrinho, mas a bola ficou com o goleiro do Náutico.
E a pressão do time da casa não parava. Aos 9 minutos, Leandro Cearense, livre de marcação, recebeu a bola aérea na área alvirrubra e quase fez o gol.
Aos 23 minutos, Wando balançou as redes, mas o gol foi anulado pelo árbitro, após o assistente assinalar que o jogador estava em posição de impedimento ao receber a bola. Mas foram necessários apenas mais dois minutos para o Vila Nova levar novamente perigo à meta alvirrubra. Aos 25, Ricardinho cruzou e Adilson cabeceou, obrigando Gideão a fazer grande defesa com a ponta dos dedos.
Nos minutos seguintes, o Náutico continuou vacilando na defesa, principalmente nos cruzamentos na área. Quando o cronômetro marcava 39 minutos, Augusto recebeu uma bola cruzada e cabeceou muito perto do gol, mas ela foi para fora. Já nos acréscimos, aos 48 minutos, Wando chutou com o perigo, mas Gideão defendeu e garantiu que o placar final e inicial da partida fosse o mesmo: 0 a 0.
FICHA DO JOGO
VILA NOVA
Michel; John Lennon (Paulo César), Augusto, Éder Lima e Jorge Henrique; Jairo, Adílson, Ricardinho e Luís Fernando; Roni (Betinho) e Leandro Cearense (Wando).
Técnico: Hélio dos Anjos
NÁUTICO
Gideão; Peter, Marlon, Diego Bispo e Jeff Silva (Aurenir); Everton, Lenon (Philip), Elicarlos e Eduardo Ramos; Kieza e Rogério (Ricardo Xavier).
Técnico: Waldemar Lemos
Local: Estádio Serra Dourada
Árbitro: Emerson de Almeida Ferreira (MG)
Assistentes: Celso Luiz da Silva e Jair Albano Félix (ambos de MG)
Cartões amarelos: John Lennon, Roni e Paulo César (Vila Nova); Peter, Jeff Silva, Marlon e Gideão (Náutico)
Cartão vermelho: Waldemar Lemos (Náutico)
Nenhum comentário:
Postar um comentário