A campanha eleitoral para eleger o primeiro reitor do Instituto Federal de Pernambuco (IFPE) termina hoje com o último debate entre os quatro candidatos. O evento estava marcado para as 9h, no auditório do campus Recife, mas corre o risco de ser adiado. De acordo com a assessoria de comunicação, o colegiado está reunido para tomar a decisão por conta da superlotação do auditório, que tem capacidade para reunir 260 pessoas.
Testemunhas disseram que estudantes que não conseguiram entrar teriam ficado inconformados e realizado um protesto no local. Insatisfeitos, os manifestantes começaram a esmurrar as divisórias do auditório e se concentraram em frente à porta de entrada, ameaçando derrubá-la, e fazendo com que o encontro fosse temporariamente suspenso para evitar uma ameaça à segurança das pessoas.
Essa é a primeira vez que a comunidade do IFPE, formada por 14 mil estudantes e cerca de 1.500 servidores administrativos e docentes, vai escolher seu principal representante. Nos campi de Recife, Pesqueira e Barreiros também acontecem eleições para a Direção-Geral. As eleições acontecem na próxima quarta, oito de junho.
O IFPE abriga hoje o maior campus da Rede Federal de Ensino Tecnológico: Recife. O campus atende cerca de sete mil estudantes, em modalidades de ensino técnico, superior (tecnológico e bacharelado), pós-graduação e Proeja. Além da capital, o IFPE também está presente nos municípios de Ipojuca, Pesqueira, Barreiros, Vitória, Belo Jardim, Caruaru, Afogados da Ingazeira e Garanhuns.
No dia da eleição serão disponibilizadas 54 urnas eletrônicas nos campi, em parceria com o Tribunal Regional Eleitoral de Pernambuco. Para garantir que os estudantes da Educação a Distância também possam votar, haverá também urnas em cada um dos 19 pólos espalhados pelos estados de Pernambuco, Paraíba, Alagoas e Bahia. No dia das eleições, serão 162 mesários trabalhando para garantir que o resultado preliminar seja apurado ainda na noite da quarta-feira. A homologação do resultado final acontecerá apenas em 16 de junho, após análise de possíveis recursos.
Conheça os candidatos:
Cláudia Sansil. Jornalista, professora de comunicação do campus Recife, Cláudia substitui, até 24 de junho, o ex-reitor do IFPE, Sérgio Gaudêncio.
Francisco Granata. Administrador, professor de empreendedorismo do campus Recife, Granata é diretor-geral do campus.
José Mário. Engenheiro Civil, professor dos cursos de edificações e saneamento do campus Recife, José Mário é presidente do CREA-PE.
Telmo Mendes. Engenheiro, professor de desenho industrial do campus Recife
Fonte: Diario de Pernambuco.
Nenhum comentário:
Postar um comentário