O embaixador do Egito nos Estados Unidos, Sameh Shoukry, afirmou em entrevista à rede CNN que o presidente Hosni Mubarak transferiu todos os seus poderes ao vice-presidente Omar Suleiman, sugerindo que sua figura passará a ser simbólica no governo.
- O presidente Mubarak transferiu os poderes da Presidência ao seu vice-presidente, que irá agora ter todas as autoridades como o presidente.
Isso faz com que Suleiman passe a ser o chefe das Forças Armadas, de acordo com Shoukry, atribuindo a fonte de informação ao próprio governo egípcio.
Três decisões permanecem nas mãos de Mubarak
Ao ser perguntado pela CNN se Mubarak perdeu todos os poderes, o embaixador diz que ele ainda é o chefe de Estado e que três decisões continuam nas mãos do líder.
Segundo Shoukry, ele é o único com o poder de dissolver o gabinete, o Parlamento e de acrescentar emendas à Constituição.
O presidente Mubarak, que enfrenta há 17 dias uma rebelião que exige sua renúncia imediata, disse mais cedo que participará de uma transição política até as eleições presidenciais de setembro, embora tenha anunciado que delegará alguns poderes ao vice-presidente Omar Suleiman, sem detalhar quais.
O chefe de Estado afirmou, ainda, que está determinado a viver e morrer no Egito, levando desânimo àqueles que esperavam que ele se exilasse no exterior, deixando o caminho livre para as desejadas reformas democráticas.
Fonte: R7.
Nenhum comentário:
Postar um comentário