Numa coletiva, o presidente da Fifa Joseph Blatter disse que era hora de tocar os sinos para o Brasil acordar porque a Copa está chegando
Da Redação do pe360graus.com
O presidente da Fifa Joseph Blatter está preocupado com o andamento das obras para a Copa do Mundo no Brasil. Blatter afirmou que “é hora de tocar o sino no Brasil para dizer que a Copa é em três anos e meio”.
Ainda tem muita coisa no papel: obras viárias, de infra-estrutura, os chamados Eixos Metropolitanos, por exemplo. O Eixo Norte-Sul prevê melhorias de rodovias e avenidas de Itamaracá a Jaboatão. No Eixo Leste-Oeste, a Avenida Caxangá será ligada ao Ramal da Copa até a Arena. Os eixos terão transporte público especial.
De acordo com o secretário da Casa Civil, Ricardo Leitão , falta decisão ainda ao modal de transporte que vai ser utilizado. “Se vamos trabalhar nesses trechos com ônibus articulados especiais, no padrão dos ônibus de Curitiba, ou vamos trabalhar com o modal do monotrilho que é uma novidade aqui em Pernambuco e certamente na região Nordeste”, afirma.
A Via Mangue, uma avenida que vai ligar o bairro do Pina até o Terminal de Boa Viagem também foi incluída nas obras da Copa por estar próxima à maioria dos hotéis da zona sul da capital. A licitação para a Via Mangue ainda será feita. E está em licitação a obra do Terminal de Passageiros do Porto do Recife que terá capacidade para receber até três navios ao mesmo tempo.
No Aeroporto dos Guararapes, quatro novas pontes que ligam o prédio do terminal aos aviões estão sendo feitas. Com elas, a capacidade será ampliada de cinco para sete milhões de passageiros por ano.
Mas a imagem de Pernambuco na Copa sairá da área onde será erguida a Arena, um estádio para 46 mil pessoas. A fase atual é a de terraplenagem. Até março, começam as fundações e a construção. O Palácio do Governo está otimista. "Recebemos técnicos da Fifa há um mês. Visitaram o terreno, a obra, discutiram os cronogramas com a equipe do consórcio. Foi constatado que o cronograma está adequado. Temos condições de concluir no prazo previsto pela Fifa que é dezembro de 2012”, afirma Ricardo Leitão
Para facilitar o acesso ao estádio, 40 quilômetros da BR-408 estão sendo duplicados, entre o Terminal Integrado de Passageiros, no bairro do Curado, e a cidade de Carpina. Outra obra que está em execução é a do metrô. A estação Cosme e Damião, no bairro da Várzea, no Recife tem previsão de entrega para agosto de 2011. A estação terá capacidade para receber 20 mil passageiros por dia. A obra vai custar seis milhões de reais.
A maioria dos funcionários é da comunidade de Cosme e Damião. “Daqui pra lá, a estação está pronta primeiro do que a Arena. E a gente vai estar lá quando a Arena estiver pronta. Vamos assistir aos jogos lá, todos nós, brasileiros, torcer pro Brasil ganhar mais uma Copa”, diz o ajudante geral Edmilson Alexandre da Silva.
Nenhum comentário:
Postar um comentário