quinta-feira, 11 de novembro de 2010

Secretaria de Saúde lança plano de mobilização contra a dengue.

Educar e conscientizar a população, para facilitar o combate à dengue realizado em todos os meses de janeiro, quando tem-se um aumento da transmissão da doença. Esse é o objetivo do Plano de Mobilização Social Contra a Dengue, lançado pela Secretaria Estadual de Saúde (SES) nesta quinta-feira (11).

Em 2010 foram notificados 51.629 casos de dengue, um aumento de 600% em relação à 2009, quando foram notificados 7.369 casos. Segundo o secretário da saúde do Estado, Frederico Amancio, o Plano de Mobilização é "uma grande preparação para o verão de 2011, para termos uma diminuição nos casos de dengue".

Durante os meses de novembro e dezembro a SES vai promover uma mobilização da sociedade, através de três principais medidas: campanhas nas escolas; trabalho porta a porta, nos lugares mais afetados; e distribuição de 100 mil capas de vedação para que a população cubra caixas d'água e reservatórios. Ao todo serão investidos R$ 2,8 milhões.

170 instrutores, que vão atuar em todo o Estado, foram capacitados pela Secretaria de Saúde. Também foram confeccionadas cartilhas, bottons e panfletos.

De acordo com Frederico Amancio, um dos principais focos da campanha são os municípios da Zona da Mata Sul do Estado, que foram afetados pelas enchentes do mês de junho. Além de nove municípios nos quais foi decretado estado de calamidade pública por causa das chuvas, o programa abrange outras 38 cidades definidas pela Ministério da Saúde, atingindo quase toda a Região Metropolitana do Recife, além de Caruaru e Petrolina.

Segundo o Ministério da Saúde, Pernambuco é um dos Estados com risco muito alto de ter um grande número de casos da doença em 2011.


Fonte: JC Online.

Nenhum comentário:

Postar um comentário