Apesar da movimentação tranquila nos aeroportos do Rio, na manhã desta terça-feira (3), tanto o Santos Dumont, no Centro da cidade, quanto o Aeroporto Internacional Tom Jobim, na Ilha do Governador, no subúrbio, registram atrasos e cancelamentos de voos.
No Santos Dumont, a informação da Infraero é de que sete voos de partida foram cancelados durante a manhã. Os atrasos registrados, segundo a Infraero, foram pequenos, com menos de 20 minutos. Já no Tom Jobim, quatro voos programados para decolar foram cancelados e 14 sofreram atrasos.
O técnico de informática Bernardo Rizzo estava revoltado. Segundo ele, um funcionário da Gol ligou para a sua casa a 0h desta terça, para informar que o voo da enteada, para Porto Alegre, programado para as 8h, tinha sido cancelado e a empresa pretendia antecipar a ida dela para as 4h. Depois de muito reclamar, eles conseguiram transferir para o voo das 11h.
“Achei um absurdo. Se a gente troca de horário, paga multa. Agora a gente vai tentar ser ressarcido. Minha enteada perdeu uma palestra que ela havia pago para participar”, contou ele.
Na segunda-feira (2), após o caos enfrentado pelos passageiros, o juizado do Tom Jobim recebeu 27 reclamações, todas com petições iniciais encaminhadas para o Tribunal de Justiça. Um acordo entre um passageiro e uma empresa aérea foi homologado.
Já no juizado do Santos Dumont, foram feitos 20 atendimentos, sendo que cinco deles originaram petições iniciais distribuídas, quatro acordos e 11 pedidos de informação.
Caos
No final da noite de domingo (1º) e durante toda a segunda-feira (2), os passageiros enfrentaram horas de espera por conta de atrasos e cancelamentos, principalmente da empresa aérea Gol. A situação começou a se normalizar na noite de segunda-feira.
Em nota, a Infraero informou que monitorava os transtornos ocorridos na segunda-feira em função dos atrasos nos voos da companhia aérea Gol. Dos 784 voos da companhia aérea previstos até as 22h em todo o Brasil, 408 atrasaram (52%) e 99 foram cancelados.
De acordo com o site da Infraero, dos 113 voos previstos até as 22h de segunda-feira, 46 (40,7%) sofreram atrasos e oito foram cancelados (7,1%). Já no Santos Dumont, dos 169 voos agendados no mesmo período, 28 atrasaram (16,6%) e 22 foram cancelados (13%).
Atrasos são reflexo de tráfefo aéreo, diz Gol
Segundo a assessoria da Gol, os atrasos e cancelamentos de voos de segunda-feira eram reflexo do intenso tráfego aéreo de sexta-feira (30), que fez com que algumas tripulações atingissem o limite de horas de jornada de trabalho previsto na regulamentação da profissão e ficassem impossibilitadas de seguir viagem.
Fonte: G1.
Nenhum comentário:
Postar um comentário