Subsidiária do grupo sucroalcooleiro J.B, a Carbo Gás LTDA deve inaugurar no mês de novembro a sua terceira planta em Pernambuco - assim como as outras unidades, ela será implantada em Vitória de Santo Antão (Zona da Mata).
O investimento alcança os R$ 12 milhões e produzirá 72 toneladas de gás carbônico por dia. Atualmente, as outras duas indústrias respondem por 300 toneladas/dia na geração do produto. “Costumamos dizer que é o CO2 do bem, porque ele entraria impuro na atmosfera e nós o purificamos”, ressaltou o diretor executivo da empresa, Fernando Mota.
A substância será vendida no Norte e Nordeste principalmente para indústrias de cerveja, como Ambev, Schincariol, Belco e Frevo. Porém, as fábricas petroquímicas do Estado também devem demandar o produto, que compõe o blanketing (espécie de lençol grosso que serve para evitar riscos de incêndio na hora da confecção têxtil).
Ademais, o gás serve para congelamento de alimentos como camarão e lagosta, tratamento de efluentes (produtos líquidos ou gasosos que vêm de indústrias e são despejados no meio ambiente) e ser usado na composição de instintores de incêndio.
O processo de “limpeza” do gás se dá através de um “chapéu chinês” usado nas chaminés de fábricas. Ali, a substância é purificada para depois ser deodorizada (por meio de um filtro de carvão tira-se qualquer cheiro, como o do álcool). Enfim, entra-se no sistema de liquefação, secando o ar para tirar a umidade até que se atinjam -57ºC de condensação.
Tanques especiais são usados no procedimento. É possível que haja um adicional de despesas com grandes carretas especiais que servem para transportar o CO2. Fernando Mota calcula que será necessária uma frota de até dez veículos.
O empreendimento criará 25 empregos nas áreas de serviço técnico, distribuição e motorista de carreta. Quanto aos R$ 12 milhões, um financiamento de 70% foi disponibilizado através do Banco do Nordeste (BNB). O Governo do Estado participa com incentivos do Programa de Desenvolvimento de Pernambuco (Prodepe). A Carbo Gás tem outras três plantas instaladas no Espírito Santo, na cidade de Linhares.
Fonte: Folha de Pernambuco
Nenhum comentário:
Postar um comentário