A confiança do consumidor brasileiro voltou a crescer e já está melhor do que nos períodos anteriores à crise financeira. Isso significa que a população está otimista e planeja retomar as compras, segundo o estudo Observador Brasil 2009, encomendado pela Cetelem – financeira do banco francês BNP Paribas – e feito em parceria com a consultoria Ipsos.
A pesquisa divulgada nesta terça-feira (6) mostra que o brasileiro está mais “otimista e entusiasmado” com o futuro do que um ano atrás. O estudo perguntava aos consumidores qual a palavra que melhor definia o futuro da economia do país.
Quatro em cada dez responderam “otimismo”, enquanto o “entusiasmo” foi lembrado por pouco mais de um em dez entrevistados. A “preocupação” ainda era o maior cenário para 35% dos entrevistados e “revolta” só foi lembrada por 8%.
A avaliação levou em conta a opinião de 1.500 pessoas de 70 cidades em nove regiões metropolitanas do país. O levantamento foi feito entre 18 e 29 de dezembro de 2009.
- Quando há mais otimismo em relação ao futuro, as pessoas ficam mais à vontade para comprar. Elas acreditam que seu emprego não corre risco e que a sua renda tende a aumentar constantemente.
Mais desejados
As maiores pretensões de compra de todas as classes sociais são os móveis e eletrodomésticos. Para as classes A/B, só lazer e viagens merecem mais atenção, enquanto o carro só aparece em quarto lugar da lista. Nas classes C e D/E, após os objetos para casa surgem as viagens e o telefone celular.
Para Marc Campi, presidente da Cetelem Brasil, a pesquisa mostra uma forte tendência da retomada da economia.
Na opinião de Marcos Etchegoyen, diretor-geral da Cetelem, ainda não é possível avaliar os efeitos do fim das desonerações.
Fonte: R7.com
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