terça-feira, 2 de março de 2010
Pernambucano ganha a vida como jogador profissional de sinuca
O que para muitos é um passa-tempo, para um pernambucano virou ofício: Ítaro Santos ganha a vida como jogador profissional de sinuca. A preparação começa no espelho, já que colete e gravata borboleta fazem parte do uniforme para a prática de um esporte muito popular em quase todos os continentes, menos na América do Sul.
É por isso que Ítaro vive desde os 14 anos na Europa. “Como a sinuca não era tão divulgada aqui no Brasil, e nenhum jogador tinha ido lá para fora representar o Brasil, não tinha tanto apoio ainda aí, eu fui chamado pela Alemanha e aceitei. Era uma oportunidade muito boa pra minha carreira”, contou.
Hoje, aos 24 anos, Ítaro é simplesmente bi-campeão alemão e campeão europeu de sinuca. O número 120 no ranking mundial. Para ser um atleta de ponta, ele chega a treinar 10 horas por dia, inclusive aos domingos.
“Tacadas de longe, para ver como está a mira da gente, técnicas em relação a mão, punho, o braço, se está reto. A gente faz filmagem para analisar com a câmera também, para ver como a gente está se movimentando, como está a linguagem corporal da gente também. São vários fatores que influenciam no jogo, né?”, explicou
Além de tudo isso, ainda tem que malhar. “A gente faz mais do abdômen, porque a gente baixa muito na mesa, a gente corre também uma hora por dia, e tem um exercício para coluna também porque a gente passa mais de dez horas por dia treinando. Às vezes tem alguns jogadores que tem problema de coluna”, disse Ítaro.
Tem que estar em forma pra colocar toda a técnica em prática. O corpo fica praticamente imóvel na hora da tacada. A concentração é extrema. Nestes poucos segundos, a cabeça está fazendo cálculos físicos e matemáticos para projetar a tacada perfeita. Bonito de se ver, e divertido para jogar. Estima-se que sete milhões de brasileiros se interessam pela modalidade.
Parece muito, mas isso não é nada comparado aos 70 milhões de praticantes que disputam competições na China. Na Europa, são mais de 100 milhões. Entre eles, Ítaro Santos, que até o ano passado, jogava pela Alemanha, mas a partir deste ano vai defender os Brasil nos campeonatos internacionais.
O principal deles vai acontecer em 2012: as olimpíadas de Londres. A sinuca vai entrar como esporte de exibição. “O governo estadual e federal que vão bancar a estadia de Ítaro com técnicos de última geração na Inglaterra, para que ele possa ser um dos sérios candidatos a ser campeão das olimpíadas”, falou o presidente da Associação Brasileira Profissional de Sinuca, Marcílio Cavalcanti.
Fonte:pe360graus
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário