quarta-feira, 17 de fevereiro de 2010

Quarta-Feira de Cinzas é dia de Bacalhau.

Faz tempo que a Quarta-Feira de Cinzas não significa mais o fim do Carnaval em Pernambuco. A mudança começou há 48 anos, quando o bloco do "Bacalhau do Batata" saiu pela primeira vez desfilando pelas ladeiras de Olinda. Nesta quarta-feira (17) não será diferente. Com concentração marcada para às 8h, em frente à Igreja da Sé, no Sítio Histórico de Olinda, a organização do bloco aguarda uma multidão para brincar o dia mais ingrato para quem gosta de Carnaval.

A saída do bloco está prevista para as 9h30. O percurso do desfile segue a tradição: ladeira da Sé, Rua do Bonfim, Quatro Cantos, Ribeira, Varadouro, Largo do Amparo, com o retorno sendo feito no bairro do Carmo. A festa fica por conta de uma orquestra de frevo e a presença ilustre do boneco gigante que representa o falecido Batata, garçon que idealizou o bloco.

Antes da saída do bloco os foliões podem recarregar as energias comendo o Mungunzá de Zuza Miranda e Taís. A brincadeira de oferecer o alimento começou há 15 anos. A comida é feita com dois dias de antecedência. A brincadeira termina quando a turma do Munguzá se encontra com o Bacalhau da Batata.

HISTÓRIA - O bloco, cujo estandarte é um bacalhau, juntamente com outros ingredientes culinários, foi criado por Izaías Pereira da Silva, o Batata, que trabalhava durante todo o Carnaval e não podia brincar por conta do emprego, e por isso fundou o bloco para sair na Quarta-Feira de Cinzas. Em 2007 a Escola de samba Imperatriz Leopoldinense, do Rio de Janeiro, homeageou com uma ala o Bacalhau do Batata, com referência ainda no seu samba-enredo: "E o Bacalhau do Batata na bandeja pra massa / Até o dia clarear..."

MAIS BACALHAU - E a tradição do Bacalhau do Batata já se espalhou. No bairro de Águas Cumpridas sai o Bacalhau do Verdura. Com concentração às 10h, no Buraco do Afonso, localizado na Estrada de Águas Cumpridas - pouco depois do Cemitério de Beberibe -, a organização da agremiação promete muita festa. O desfile será animado por três trios elétricos, orquestra, bonecos gigantes, entre outras atrações. Na ocasião, será inaugurado o novo estandarte do bloco, além do primeiro desfile do boneco do verdura.

Em Paulista, no bairro de Paratibe, tem o Bacalhau na Vara. A concentração acontece na Praça da Liberdade, centro do Bairro de Paratibe, às 12h. A festa conta com a presença de 12 trios elétricos, Caboclinhos, Maracatus e Orquestras de Frevo, além de atrações, já confirmadas, como Saia Rodada Elétrica e Almir Rouche no Camarote da TRATOS.

Também nesta Quarta-Feira de Cinzas (17), o Cabo de Santo Agostinho tem o Bacalhau do Rubens festejando 15 carnavais. A concentração da agremiação acontece às 11h, na casa do próprio Rubens, que fica em frente à Praça de Suape, Litoral Sul pernambucano.



Fonte: JC Online.

Nenhum comentário:

Postar um comentário