sábado, 28 de novembro de 2009

Festa da devoção começa no Morro, em Casa Amarela.

Superlativa em tudo – do número de edições à quantidade de fiéis que atrai – a Festa de Nossa Senhora da Conceição chega ao 105º ano querendo se firmar como um dos maiores eventos religiosos do Brasil. Diante da programação divulgada, a aposta é que consiga alcançar o feito. Além de missas, terços e novenas, a homenagem à santa ganhou shows, exposição de artesanato e fotografia, guias turísticos e até um site. A intenção é aumentar de 600 mil para 700 mil o número de visitantes no Morro da Conceição, bairro da Zona Norte do Recife que deve o nome ao santuário lá construído em 1904.

Neste domingo (29), a Matriz do Morro abre as portas oficialmente aos romeiros. Às 7h, acontece a primeira missa na igreja, com capacidade para mil pessoas. A celebração repete-se às 10h e 12h, tendo como tema o centenário de nascimento do arcebispo emérito de Olinda e Recife, dom Helder Camara.

Mas o ponto alto deste domingo é a tradicional Procissão das Bandeiras, marcada para as 18h. A saída é da Praça do Trabalho, em Casa Amarela. O cortejo segue pelas Ruas Padre Lemos, Pedro Allain e Lardo Dom Luís, subindo a Estrada do Morro até a praça principal do bairro. Às 19h, o abade do Mosteiro de São Bento de Olinda, dom Felipe Silva, comanda a abertura do novenário.

O ápice dos dez dias de homenagens a Nossa Senhora da Conceição é a procissão do dia da santa, dia 8 de dezembro. Depois de seis missas, que começam à 0h, o cortejo sai do Sítio da Trindade e segue até a Matriz do Morro, onde o arcebispo de Olinda e Recife, dom Fernando Saburido, encerra o festejo.

PELA WEB - Quem não puder ir todos os dez dias de festa pode acender velas e rezar em casa, através da internet. Pela página www.festadomorrodaconceicao.com.br, o fiel ouve o terço na voz do administrador da paróquia, padre Josivan Sales, que gravou a oração em estúdio. “A entrada da internet e da programação cultural na festa era necessária e inevitável. A sociedade nos cobrava isso”, conclui o pároco.

Testemunhos de fé já lotam o site, como o de Edileuza Rodrigues. “Sou fortalecida de amor e creio que vem de Nossa Senhora da Conceição. Só ela sabe o que já passei e como me ajudou a superar.” É com esse espírito que milhares subirão o morro rendendo graças à santa mais popular de Pernambuco.


Fonte: JC Online.

Nenhum comentário:

Postar um comentário