Uma jovem de 25 anos morreu na noite desta terça-feira (18) com sintomas da gripe A (H1N1) no Recife. Ela faleceu menos de 12 horas depois de dar entrada em estado grave no Hospital Universitário Oswaldo Cruz, em Santo Amaro, área central da cidade.
A jovem foi levada para o hospital às 7h da terça-feira com alteração do nível de consciência, além de febre alta, tosse e coriza. A médica infectologista Polyana Monteiro atendeu a jovem e informou que, de acordo com parentes, ela apresentava sistomas de gripe há pelos menos cinco dias.
"Ela seguiu direto para a Unidade de Terapia Intensiva (UTI), onde ministramos antivirais e antibióticos, mas nada conseguiu reverter o quadro dela que era muito grave", detalha a infectologista. A jovem morreu por volta das 18h do mesmo dia.
Polyana Monteiro disse ainda que a morte pode ter sido causada pelo vírus influenza A, mas essa não é a única hipótese. "Suspeitamos de gripe A porque a jovem apresentava sintomas respiratórios e o quadro de saúde dela era agudo", explica.
O corpo da jovem está no Serviço de Verificação de Óbitos (SVO), que funciona na Cidade Universitária, Zona Oeste do Recife, onde passou por necropsia. No local, também foi feita a coleta de material para diagnosticar se a jovem tinha o vírus da nova gripe. A amostra será encaminhada para a Secretaria Estadual de Saúde e depois para o Instituto Evandro Chagas, no Pará, laboratório designado pelo Ministério da Saúde para fazer o diagnóstico de casos suspeitos da gripe A no Norte e Nordeste.
O Hospital Oswaldo Cruz (HUOC) informou, por meio de nota, que a paciente teve uma parada cardíaca súbita e não resistiu às manobras de reanimação. A Unidade de saúde também esclareceu que é pouco provável que ela tenha morrido por causa da gripe A (H1N1) mas que mesmo assim o tecido pulmonar dela será retirado para envio ao Laboratório Eduardo Chagas, no Pará.
Fonte: JC Online.
Nenhum comentário:
Postar um comentário