sexta-feira, 17 de julho de 2009

Recife recebe semifinal do Campeonato Pernambucano de Xadrez

Começou a semifinal do Campeonato Pernambucano de Xadrez no Recife. O torneio reúne atletas profissionais e amadores, até o próximo domingo (26), no Clube Português. 30 jogadores que participam penúltima etapa da competição.

O enxadrista Charles Menezes garante que a concentração necessária para o jogo também ajuda no dia-a-dia. “Me ajudou muito de forma pessoal, a refletir e encarar os problemas da vida”, conta. “Capacidade de concentração, procura estabilidade, decisões imediatas - tudo isso são benefícios do xadrez”, lembra o juiz Christian Van Riemsdijk.

Em uma partida, cada um tem no máximo duas horas para fazer as jogadas. Por isso, é preciso ter nervos de aço pra suportar a pressão do relógio e do adversário. “Ele fica batendo forte no relógio e no tabuleiro e isso me estressa, me deixa com raiva, mas também com mais garra de ganhar”, diz a enxadrista Isabelle.

O autocontrole é qualidade que não pode faltar para quem quiser se tornar um profissional do xadrez. Este ano, o Campeonato Pernambucano começou a fazer parte do ranking internacional. Todos os participantes somam pontos para atingir o título de mestre do jogo - quanto melhor a performance, mais pontos na carreira.

Benone de Almeida é um dos quatro pernambucanos com melhor colocação no ranking e está bem perto de conquistar o título de mestre da Federação Internacional. Ele joga xadrez desde os 13 anos de idade e acredita que o xadrez tem de tudo para conquistar cada vez mais jovens do Estado. “O pessoal tem na cabeça que xadrez é difícil, é jogo de elite, mas não é. O xadrez é tão fácil quanto o jogo de damas”, garante.

Os dois melhores classificados nessa fase semifinal vão disputar a finalíssima do Campeonato Pernambucano em agosto. A final vai reunir outros dez jogadores selecionados por outros critérios, entre eles o campeão do interior, o campeão e o vice de 2008 e os quatro melhores colocados em torneios oficiais, dois mestres internacionais e um convidado.

Todas as partidas terão como árbitro internacional o juiz Cristian Van Riemsdiyk. Os dois primeiros lugares na competição ganham prêmios em dinheiro e seguem para a etapa final em agosto. A disputa é aberta ao público.

A abertura do torneio ocorreu na quarta-feira (15), e será seguida da primeira, segunda e terceira rodadas, que também acontecem nesta quinta (16) e sexta (17), às 17h. Nos dias 18 e 19, as partidas serão às 9h e às 15h, com a quarta, quinta, sexta e sétima etapas. Na sexta-feira (19), ás 19h30, durante o encerramento da competição, serão conhecidos os campeões.

Fonte:pe360graus

Nenhum comentário:

Postar um comentário