Uma rua é normalmente entendida como um espaço público no qual o direito de ir e vir é plenamente realizado. Entretanto, o conceito também é aplicado a espaços que se assemelhem a ela, como ruas internas em condomínios de acesso privado ou mesmo em corredores internos de centros comerciais.
Popularmente uma rua é entendida pela presença nela de duas ou mais calçadas (ou passeios, destinadas ao trânsito de pedestres) e um ou mais leitos de tráfego de veículos (normalmente automóveis). A rua também costuma ser imaginada como o vazio configurado pelas construções presentes em cada um de seus lados. Ruas de grandes dimensões transversais e que suportam grandes quantidades de tráfego são chamadas popularmente de avenidas, embora este título oficialmente varie de acordo com a legislação local.
No entanto, em Vitória de Santo Antão, esse conceito é bem relativo. Pois, quem trafega, por exemplo, pela “Estrada Nova (?)” sente-se orgulhoso em ter que transitar em uma via tão bem pavimentada. Tanto que os pedestres, como os motoristas, podem desfrutar de uma aventura gratuita pelo que mais parece ser o terreno lunar. Ninguém sabe ao certo o que é rua e o que são buracos.
Fonte: Blog Deu o Carai em Vitoria.
Nenhum comentário:
Postar um comentário