A Companhia Pernambucana de Saneamento (Compesa) anuncia que já conseguiu retomar a distribuição de água em 18 municípios do Estado, cujos sistemas foram danificados em virtude das fortes chuvas registradas nos últimos dias em várias regiões. Em 13 cidades, a companhia ainda enfrenta dificuldades para atender a população com os sistemas parcial ou totalmente sem funcionar.
Quatro cidades da Zona da Mata Norte continuam com abastecimento comprometido. O município de Vicência está sendo abastecido parcialmente. A Estação de Bombeamento Vertentinha já começou a funcionar, porém, existe outra estação que passará por manutenção. Em Nazaré da Mata, o abastecimento também foi prejudicado pelas chuvas e os técnicos esperam o nível do rio baixar para iniciar os serviços de manutenção.
Outra cidade afetada pelas chuvas, Lagoa do Carro, ainda não teve o sistema de abastecimento normalizado. A estação elevatória foi inundada e as bombas queimadas. A previsão é iniciar os reparos também neste domingo. Em Aliança, a Compesa só está conseguindo atender 20% da cidade. Foram iniciados os serviços de manutenção na estação elevatória, que foi inundada pelas chuvas. Se tudo correr bem, os técnicos esperam iniciar os testes neste domingo para restabelecer o sistema. Técnicos já realizam a manutenção das bombas. A previsão é iniciar os testes no sistema também neste domingo.
ZONA DA MATA SUL - A Compesa conseguiu restabelecer o abastecimento de água para 50% da cidade de Primavera, após a operação de uma das estações elevatórias que foram afetadas pelas chuvas. A outra elevatória ainda não funciona porque os técnicos não têm acesso ao local. Em Glória do Goitá, a força das águas arrastou a captação flutuante, localizada na cidade de Feira Nova e uma adutora. Os técnicos ainda não conseguem trabalhar na recuperação do sistema por causa do nível do rio, que ainda está muito alto, porém, há expectativa de voltar a funcionar neste domingo.
Em Barreiros, o nível do rio baixou e as equipes estão trabalhando para que a estação elevatória volte a funcionar. A previsão é concluir os trabalhos ainda hoje, quando 80% da cidade voltará a ter água. O restante vai depender da recuperação de um trecho de adutora que foi arrastada pela enchente. A previsão é executar os serviços amanhã. Em Vitória de Santo Antão, a Compesa já conseguiu restabelecer o abastecimento em 60% da cidade. Restam ainda os serviços de reparos em uma adutora que foi levada pela enchetnte. A previsão é concluir os reparos na sexta-feira da próxima semana, diante do grau de complexidade dos serviços.
No Agreste, na cidade de Bom Jardim, uma adutora foi atingida em dois pontos e em uma rede de distribuição. Ainda resta iniciar os reparos do segundo trecho da adutora que foi arrastada pelas águas. A Compesa aguarda a liberação da ponte que foi interditada pela prefeitura para que os técnicos da companhia recuperem a tubulação. A Compesa está conseguindo atender 50% da cidade. Em Limoeiro, apenas 20% do município está com o abastecimento regular. As chuvas provocaram o estouramento de uma adutora de água bruta.
Os técnicos aguardam o nível do rio baixar para iniciar os trabalhos. Se isso ocorrer, a previsão é recuperar a adutora neste final de semana e na segunda-feira iniciar os testes no sistema. Em Cupira, a Compesa já atende 75% da cidade. Duas adutoras foram arrastadas pela enchente. Uma delas já está funcionando. A outra, a Compesa espera melhorar o acesso ao local do acidente para iniciar os reparos. A expectativa é resolver a situação amanhã. Em Camocim de São Félix, toda a cidade está sem abastecimento. A estação elevatória foi inundada e as bombas estão em manutenção. Os trabalhos devem ser concluídos neste final de semana. A Compesa espera montar os conjuntos de bombas na próxima segunda-feira, quando o sistema voltará a funcionar e iniciado o processo de regularização do abastecimento. Já em Machados, foram concluídos os serviços de reparo em uma adutora que desacoplou na margem do rio, prejudicando o abastecimento de toda a cidade, e iniciada a fase de testes do sistema para retomar a distribuição de água.
Na Região Metropolitana do Recife, a Compesa conseguiu restabelecer os sistemas de Camela, Ipojuca sede, Moreno e do distrito de Bonança. No entanto, ainda estão sem água as praias de Porto de Galinhas, Muro Alto e Maracaípe, em Ipojuca. O nível da água ainda está muito alto na captação da Compesa e por isso os técnicos não conseguem realizar as manutenções.
ABASTECIMENTO REGULARIZADO
Agrestina, Altinho, Angelim, Bezerros, Cachoeirinha, Camutanga, Escada, Ferreiros, Gravatá, Ibirajuba, Joaquim Nabuco, Macaparana, Machados (testes do sistema iniciados), Maraial, Moreno, Sairé, Sirinhaém, Caruaru e Jaboatão dos Guararapes (Vila Rica e Jaboatão Velho).
Fonte: JC Online.
Nenhum comentário:
Postar um comentário