segunda-feira, 4 de abril de 2011

Depois de receber deputados da Comissão da Câmara Federal, Assembleia anuncia Comissão de Reforma Política.

A Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe) vai instalar, na próxima quarta-feira pela manhã,  uma Comissão para discutir, no plano estadual, a reforma política. O presidente deve ser o deputado Gustavo Negromonte (PMDB). Participam também Luciano Siqueira, Waldemar Borges, Sergio Leite e Diogo Moraes. Daniel Coelho deve ficar como suplente.

O anúncio foi feito após a visita dos deputados pernambucanos integrantes da Comissão de Reforma Política da Câmara Federal, Cadoca (PSC), João Paulo (PT) e Augusto Coutinho (DEM).

A Comissão da Câmara Federal planeja fazer debates regionalizados. Os parlamentos de cada uma das cinco regiões do país comandariam as reuniões.

A Comissão parece contar com o apoio do governador Eduardo Campos e do presidente da Alepe, Guilherme Uchoa. "Tem muita coisa para mudar. Acho que no mundo quem faz mais eleição é o Brasil", diz Uchoa. Ele e Eduardo defendem o mandato de cinco anos. O PSB vai além: é contra as coligações partidárias. Eduardo disse também ser contra a "judicialização" das eleições. "As regras das eleições  são decisão do TSE. Isso é uma falha política".
Uchoa defendeu também a "verdade eleitoral". "É um absurdo um candidato com mais votos ser preterido por um com menos [votos]". Apesar disso, ele admite que o coeficiente partidário já o ajudou a chegar  à Alepe. "Eu já entrei aqui com 16 mil votos, por conta de companheiros que tiveram votação mais expressiva. Hoje, sou eu quem contribui para outros candidatos".
Um dos pontos mais polêmicos da forma é a reeleição. "Ninguém ainda conseguiu me convencer a ser contra  a reeleição", diz Coutinho.
Cadoca e  João Paulo destacaram que cada partido precisa fechar sua posição antes da votação no Plenário. Caso contrário. a reforma pode, novamente, não se concretizar.

O deputado Sergio Leite participa também do Congresso da União Nacional do Legislativo Estadual, em Florianópolis, entre os dias 18 e 20 de maio, em Florianopólis. Ele é responsável pela articulação nacional da reforma política junto aos deputados estaduais. em parceria com a deputada Ana Cunha (Pará).

Sergio vai à Brasília na próxima quarta (6), onde deve definir agenda com os deputados de diversos estados.

A Comissão dos deputados federais ainda visita hoje a OAB/PE, o Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE) e o Tribunal Regional Eleitoral (TRE). 


Fonte: Blog do Jamildo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário