O aeroporto fica em terreno elevado, por isso não sofreu tanto com o tsunami que varreu carros e submergiu casas nas proximidades. Ainda assim, teve vidros quebrados e outros problemas causados pelo violento terremoto seguido de tsunami na sexta-feira.
A equipe norte-americana, com a ajuda de tropas japonesas, colocou o carregamento - com cerca de 20 mil garrafas d'água doadas - em caminhões que seguiriam para um centro de refugiados perto da devastada cidade de Kesennuma. A água foi doada por um atacadista japonês não identificado.
A equipe dos EUA lançou a chamada Operação Tomodachi (amigo, em japonês). Outras unidades norte-americanas devem levar suprimentos, realizar pesquisas dos estragos em instalações como pontes e subestações de energia, além de monitorar o risco de disseminação de doenças como a febre tifoide.
Aeronaves norte-americanas já fizeram dezenas de voos apoiando a resposta do Japão ao terremoto e tsunami da sexta-feira, entregando pelo menos 25 toneladas de suprimentos, comida, água e cobertores. As informações são da Dow Jones.
Fonte: Agência Estado
Nenhum comentário:
Postar um comentário