domingo, 5 de dezembro de 2010

Queda na abstenção e bom nível das provas marcam início do Vestibular da UFPE.

O primeiro dia da segunda fase do Vestibular 2011 da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) foi marcado pela queda na abstenção e pela qualidade das provas. Depois dos sérios problemas no Enem - exame que substituiu a 1ª fase da seleção elaborada pela Covest - os cerca de 36.500 feras fizeram as provas com tranquilidade e, boa parte deles, aprovou o nível das questões. As provas seguem nesta segunda-feira (6), quando os feras responderão a 32 questões de disciplinas específicas.

Neste domingo, 4.473 feras faltaram às provas, o que representou 10,91% dos 40.981candidatos inscritos. O número foi inferior ao do ano passado, quando 5.392 feras faltaram ao primeiro dia do exame. A presidente da Covest, professora Lícia Maia, comemorou o índice. "É um bom sinal, porque foi uma abstenção bem menor do que a do primeiro dia da UPE [cujo índice de faltosos ficou em 20,42%, ou seja, 7.667 candidatos]", disse.
Os candidatos fizeram provas de português I, com duas questões discursivas, e química ou história, dependendo do curso escolhido. Para a maioria dos estudantes, o primeiro dia de provas foi tranquilo. O fera João Lucas Lima, de 19 anos, que concorre a uma vaga em medicina pela segunda vez, aprovou o nível da prova. "Eles procuraram diversificar os assuntos, mas com temas dentro do esperado. Fiz uma boa prova, só tive dificuldade em responder duas das 16 questões de química".

O nível das provas deste domingo também foi aprovado pelos professores do Colégio Motivo. Para Mário Sérgio, de português, os feras que estudaram durante o ano responderam com tranquilidade as duas questões discursivas de português "As questões trouxeram uma reflexão em relação à linguaguem, explorando a interpretação de texto dos alunos", disse.

Sobre a prova de história, o professor Axel Alves afirmou que os assuntos abordados foram dentro do esperado. "Foi uma boa prova, sem contestações", disse. Já a prova de química teve uma de suas questões contestadas pelo professor Edilson Gomes. Segundo ele, o quesito de número 4 apresentou informações contrárias. O texto do enunciado informou que a reação química retratada era endotérmica, enquanto os dados da questão informaram que a reação é exotérmica (delta negativo).

CARTÃO DE INSCRIÇÃO - Em função da sobrecarga no site da Covest provocada pelo grande acesso de usuários ao mesmo tempo na noite desse sábado, a Covest permitiu que os candidatos que não conseguiram imprimir o Comunicado de Confirmação de Inscrição (CCI) fizessem a prova apenas com o RG. No entanto, a presidente Lícia Maia alerta para que os feras imprimam o documento e levem nesta segunda-feira.

PROVAS - No segundo e último dia do Vestibular da UFPE, realizado nesta segunda-feira (6), os candidatos fazem provas de duas disciplinas específicas, entre elas, geografia, matemática, física, língua estrangeira I, literatura, português II, teoria musical e geometria gráfica. 

De acordo com o calendário da Covest, a previsão é de que o listão dos aprovados seja divulgado até o dia 31 de janeiro. Vale lembrar que a relação só deverá ser liberada pela Covest após a divulgação das médias do Enem pelo Ministério da Educação (MEC), prevista para o dia 15 de janeiro.


Fonte: JC Online.

Nenhum comentário:

Postar um comentário