Sara Hadj Sadok, de 15 anos, aluna do primeiro ano do ensino médio, está ansiosa para a primeira etapa do vestibular seriado da Universidade de Pernambuco (UPE). Esta é a primeira vez que a adolescente encara uma prova "pra valer". "Me considero um pouco imatura para arcar com uma responsabilidade tão grande quanto essa, mas, se o sistema de seleção para a universidade é esse, temos que fazer", disse a jovem, que fará a prova neste domingo (21), junto com outros 21.042 alunos do primeiro ano.
Além dos alunos do primeiro ano, também farão as provas os estudantes do segundo ano do ensino médio. Na segunda etapa do vestibular seriado, são 17.110 inscritos. Um deles é o estudante João Pedro Wanderley, de 17 anos. "Estou ansioso, porém mais tranquilo que no ano passado, porque já conheço a prova. Estudei ao longo do ano e agora estou revisando os assuntos", disse o adolescente, que pretende fazer o curso de medicina.
As provas das duas séries serão aplicadas neste domingo (21). Os estudantes do primeiro ano farão prova pela manhã. Os portões serão abertos às 7h e fechados às 8h. As provas começam às 8h15 e encerram às 12h15. Já os alunos do segundo fazem prova à tarde. Os portões abrem às 13h e fecham ás 14h. As provas serão aplicadas das 14h15 ás 18h15.
Os estudantes irão responder a 60 questões de conhecimentos gerais. Serão aplicadas seis questões de cada disciplina: língua portuguesa, língua estrangeira (inglês ou espanhol), matemática, física, química, biologia, geografia, história, filosofia e sociologia. Está proibido o uso de celulares, equipamentos eletrônicos e calculadoras. Os estudantes que forem flagrados com quaisquer desses equipamentos serão retirados do prédio e terão as inscrições anuladas.
Para a presidente da Comissão do Vestibular da UPE, Izabel Avelar, os alunos estão percebendo a importância do vestibular seriado. "Tivemos um crescimento de alunos que se inscreveram na primeira etapa há três anos para este ano. É importante que os estudantes entendam que esse é um processo onde o aluno pode recuperar a nota. Caso ele não fique satisfeito em um ano, pode estudar mais e aumentar a nota no ano seguinte", explicou.
O cálculo da nota final é feito da seguinte forma: as notas do 1º e 2º ano têm peso 3 enquanto a do 3º ano tem peso 4. Somando isso, divide-se por 10. Ou seja, sendo x (nota 1), y (nota 2) e z (nota 3), a nota final é o resultado de 3x + 3y + 4z/10. Os alunos só escolhem o curso para qual irão concorrer a uma vaga no último ano.
Fonte: JC Online.
Nenhum comentário:
Postar um comentário