quarta-feira, 13 de outubro de 2010

Décimo mineiro é resgatado com sucesso.

O décimo mineiro foi resgatado da mina San José, no norte do Chile, por volta de 9h desta quarta-feira (13). Alex Vega, de 32 anos, é mecânico de máquinas pesadas e foi recepcionado pela mulher. Ele estava soterrado a 700 metros de profundidade, junto com outros 32 trabalhadores, desde o dia 5 de agosto. O primeiro mineiro a sair da mina, a bordo da cápsula Fênix 2, foi Florencio Ávalos, 31, à 0h11.
Alex Vega chegou com boa aparência e vai passar por uma avaliação médica. Antes dele, por volta das 8h, foi resgatado Mario Gómez, de 63 anos. Por volta das 7h, havia sido resgatado Claudio Yáñez, 34.
O sétimo a sair da mina foi José Ojeda, 46. José Ojeda é viúvo e foi recebido por sua enteada na superfície. Ele é autor do bilhete encontrado no dia 22 de agosto, 17 dias após o acidente. A nota afirmava que os mineiros estavam vivos.

O sexto resgatado Osmán Araya, de 30 anos, pai de três filhos, que saiu por volta das 5h35. O quinto a ser resgatado foi Jimmy Sánchez, 19, o mais jovem dos 33 trabalhadores soterrados na mina.

O boliviano Carlos Mamani, 23, foi o quarto a chegar na superfície.

O terceiro resgatado da mina foi Juan Illanes, 52. O segundo foi Mario Sepulveda, 40, à 1h04. Ele trouxe consigo uma sacola cheia de pedras da mina onde esteve preso. Eufórico, Sepulveda surpreendeu ao sair da cápsula e distribuir pedras da mina San José como presentes e lembranças para funcionários envolvidos no resgate. O mineiro também abraçou fortemente o presidente Sebastián Piñera.

O primeiro operário a sair da mina foi Florencio Ávalos, 31, à 0h11. Avalos, Sepulveda e Illanes foram escolhidos para encabeçar a lista por serem os mais fortes do grupo – logo, estariam mais capacitado para lidar com eventuais dificuldades na subida.

Os primeiros quatro mineiros resgatados de uma mina no Chile foram levados de helicóptero ao hospital à cidade de Copiapó.
A operação de resgate deve se estender ao longo de toda esta quarta-feira.



Fonte: JC Online.

Nenhum comentário:

Postar um comentário