domingo, 2 de maio de 2010

Um milhão de pessoas sem água até terça.

A população de pelo menos, 57 bairros do Recife, Jaboatão dos Guararapes e Camaragibe vai ficar sem água nas torneiras de hoje (1º) até a próxima terça-feira (04). O transtorno está sendo provocado por um rompimento na principal adutora de água bruta do Sistema Integrado Tapacurá/Duas Unas, que está localizada no sítio Pica Pau Amarelo, na BR-408, na entrada do município de São Lourenço da Mata, Região Metropolitana do Recife (RMR). Para evitar o desperdício do líquido e danos nos demais tubos de abastecimento, o Sistema Tapacurá será paralisado em caráter de emergência. Cerca de um milhão de pessoas ficarão sem abastecimento.

A tubulação, que é de concreto, tem 1.600 milímetros de diâmetro e é responsável por 60% do abastecimento da Capital pernambucana, 100% da cidade de Camaragibe e 26% de Jaboatão. De acordo com a Companhia Pernambucana de Saneamento (Compesa), o serviço de reparos, que custará R$ 200 mil, vai ser iniciado às 8h de hoje e só a partir das 20h da próxima terça-feira será iniciado o processo de regularização do abastecimento.

Ficará sem água a população das seguintes localidades: Boa Vista, Bongi, Derby, Cabanga; Coelhos, Cordeiro, Jardim São Paulo; Ilha Do Retiro, Ilha Do Leite, Mangueira; Paissandu, Mustardinha, Madalena; Benfica, San Martin, São José, Prado; Sancho, Torre, Torrões, Santo Antônio; Tejipió, Graças, Zumbi, Boa Viagem; Setúbal, Pina, Brasília Teimosa; Afogados, Imbiribeira, Areias. Além da Caxangá, Caçote, Barro; Engenho do Meio, Estância, Totó; Cavaleiro, Iputinga, Brasilit; Detran, Várzea, Vila Do Ipsep; Monsenhor Fabrício, Roda de Fogo, Coqueiral e Ibura, Recife, e Jaboatão Velho; Pacheco, Socorro; Sucupira e Curado I, II, III , IV e V , em Jaboatão dos Guararapes, e todo o município de Camaragibe.

O trecho danificado da adutora tem seis metros de extensão. Além de Tapacurá, o sistema recebe água das estações elevatórias de Castelo e Tiúma (rio Capibaribe) e transporta 2.800 litros de água por segundo. De acordo com o superintendente da Compesa, Rômulo Aurélio, os técnicos vão trabalhar 24 horas no conserto da tubulação. Segundo ele, 50 profissionais vão está mobilizados, juntamente com equipamentos pesados.



Fonte: Folha de Pernambuco.

Nenhum comentário:

Postar um comentário