quinta-feira, 15 de abril de 2010

Título brasileiro de 1987 é do Sport.


Em mais uma referendação da Confederação Brasileira de Futebol (CBF) ao título do Sport no Brasileirão de 1987, o São Paulo foi consagrado, ontem, de forma definitiva, o primeiro pentacampeão nacional (86-91-06-07-08) e receberá em breve a tão falada “Taça das Bolinhas”. “É irrevogável e está decidido. Pela primeira vez foi feito um estudo abrangente e chegou-se à conclusão de que quem merece receber a taça é o São Paulo, porque foi o primeiro a chegar ao pentacampeonato. O Flamengo chegou ao quinto título brasileiro agora em 2009”, confirmou o presidente da entidade, Ricardo Teixeira.

O dirigente fez o anúncio oficial depois de receber um estudo realizado pelo seu Departamento Jurídico, que abordou todos os pontos em torno do caso, em um trabalho que levou 20 dias para ser concluído. O presidente do Sport, Sílvio Guimarães, ficou dividido entre a satisfação com o reconhecimento e a indignação com o que ele chama de preconceito. “Uma espera infundada de 23 anos. Desde 1987, o título do Sport já foi sacramentado na Justiça e reforçado pela Fifa. Esse reconhecimento veio atrasado”, disse. “Foi uma longa luta para superar a pressão de alguns meios de comunicação. Mas os rubro-negros ficam felizes, pois a Justiça foi respeitada”, acrescentou Guimarães.

Já Homero Lacerda, presidente do Sport em 1987, fez um desabafo contra a diretoria do Flamengo e os meios de comunicação que apoiavam o time carioca na causa. “Foram mais de 20 anos vendendo uma mentira descarada para a própria torcida do Flamengo, que é, provavelmente, a maior do mundo, e não merece esse desrespeito. Esse novo e justo capítulo deixou a diretoria do Flamengo desmoralizada perante a opinião pública”, declarou o ex-dirigente do Leão. “Quero ver se alguns comunicadores irresponsáveis continuarão afirmando que o Flamengo é hexa, enganando as pessoas com informações mentirosas”.

Contudo, apesar de mais uma decisão importante apontando o Leão como único campeão nacional daquele ano, ainda é cedo para sacramentar o fim da polêmica. Hoje, já está marcada uma entrevista coletiva com a presidente do Flamengo, Patrícia Amorim, que vai se pronunciar sobre o assunto. O próprio São Paulo também pode trazer um novo molho para a confusão, já que o superintendente de futebol do clube, Marco Aurélio Cunha, já levantou a possibilidade de oferecer uma réplica da taça em homenagem ao clube carioca.

Além disso, a definição da CBF pode dar ainda mais força para que o Departamento Jurídico do Sport entre com ações na Justiça contra o clube carioca. Atualmente, o Flamengo fatura com produtos que valorizam de forma explícita o hexacampeonato, como uma camisa comemorativa e um DVD que traz na capa: “Flamengo Hexacampeão”.



Fonte: Folha de Pernambuco.

Nenhum comentário:

Postar um comentário