Um terremoto de 5,6 graus na escala Richter foi detectado neste sábado nos arredores de Guantánamo, leste de Cuba, e causou leves danos materiais em algumas cidades, mas não deixou vítimas, informou a imprensa local.
Segundo a "Rádio Ciudad del Mar", da cidade de Cienfuegos, autoridades da província de Guantánamo asseguraram que "não houve danos materiais significativos nem perdas humanas em consequência do terremoto".
Habitantes da região, que fica a quase mil quilômetros ao leste de Havana, asseguraram que houve pelo menos três tremore: primeiro um pequeno, depois o maior (que chegou a 5,6 graus na escala Richter, segundo sismólogos dos Estados Unidos) e depois uma réplica menor.
"O Conselho de Defesa Civil imediatamente entrou em ação, orientando a população a deixar as moradias e manter a calma", informou a rádio.
Segundo o Instituto Geológico dos Estados Unidos (USGS, na sigla em inglês), o epicentro do tremor se localizou a uma profundidade de 22,6 quilômetros e a uma distância de 45 quilômetros ao sudeste de Guantánamo.
Guantánamo é conhecida por abrigar uma base militar dos Estados Unidos, onde o país mantém uma prisão de segurança máxima onde estão detidos 188 presos suspeitos de terrorismo.
Fonte: JC Online.
Nenhum comentário:
Postar um comentário