terça-feira, 9 de fevereiro de 2010

Carnaval de Olinda terá bonecos gigantes de Michael Jackson e Ivete Sangalo.


Quando veio ao Brasil, o artista americano Michael Jackson não chegou a visitar a cidade pernambucana de Olinda e talvez também não tenha conhecido o frevo, mas, numa homenagem póstuma, neste ano ele vai brincar carnaval subindo e descendo as ladeiras do sítio histórico da cidade. Um boneco gigante do astro foi confeccionado e já está pronto para desfilar na Apoteose dos Bonecos Gigantes, que sai pelas ruas de Olinda na segunda-feira de carnaval.

“Michael Jackson é uma celebração de festa”, diz o produtor da apoteose, Leandro Castro. Ele conta que teve a ideia de homenagear o cantor mesmo antes da sua morte e o boneco já havia começado a ser feito quando Jackson faleceu em junho de 2009. Atualmente exposto na Embaixada dos Bonecos Gigantes, no Bairro do Recife, o boneco é o que atrai mais a atenção dos visitantes. De acordo com Castro, 90% das pessoas que entram no local tiram foto com o Micheal gigante. O produtor diz que o fato de atrair muitos visitantes também foi um dos motivos pelo o qual ele quis fazer um boneco do artista. Antes de Jackson, o boneco mais fotografado era o do apresentador Luciano Huck, que agora ficou com o segundo lugar na preferência dos visitantes.

Outra pessoa do mundo da música que também será representada nas ladeiras de Olinda neste ano é a cantora Ivete Sangalo. Enquanto ela se apresentará no carnaval baiano, uma boneca feita à sua semelhança vai dançar frevo em Pernambuco. A Ivete gigante ainda não está pronta para o desfile em Olinda, pois lhe faltam os longos cabelos da original, mas o produtor garante que ela comparecerá ao evento na segunda-feira, às 10h, no Alto da Sé, local da concentração do desfile. O produtor achou melhor não mostrar a boneca de Ivete em produção.

A Apoteose dos Bonecos Gigantes foi feita pela primeira vez no ano passado com 30 bonecos e desta vez deve ter um total de 50. Entre as novidades deste ano, além de Ivete e Michael Jackson estão o líder sul-africano Nelson Mandela, o humorista Renato Aragão e a cantora Carmem Miranda. Ano passado, o grande destaque foi um boneco do presidente americano Barack Obama. De acordo com Castro, o evento busca materializar ícones da cultura em forma de bonecos.

Os bonecos são moldados em argila e depois a estrutura (a cabeça e a armação do corpo) é feita de fibra de vidro. Os braços são produzidos com isopor, serragem e revestidos com lona. As mãos são de isopor e papel machê, pois como se mexem muito durante o desfile, têm que ser de um material que não machuque os foliões. Depois de feita em fibra de vidro, a cabeça é pintada e ganha cabelo. Na última fase, o boneco recebe as roupas e os acessórios. Cada boneco pesa de 15 a 16 quilos e dois carregadores se revezam durante as duas horas de desfile. A altura deles quando estão nos ombros dos carregadores varia de 3,80 a 4 metros.


Fonte: G1.

Nenhum comentário:

Postar um comentário