Show de fogos, música para todos os gostos e a paisagem natural da orla são a principal opção para quem deseja brindar, de forma coletiva, a chegada do ano-novo no Recife na noite de hoje e madrugada de amanhã. A festa, que este ano terá dois pólos, um no Pina e outro em Boa Viagem, reserva várias outras novidades, como a interdição da Avenida Boa Viagem já a partir das 8h. Haverá reforço no policiamento e na fiscalização do espaço urbano.
Chegar mais cedo para evitar congestionamentos e disposição para aguentar até o sol nascer são as recomendações. O Instituto de Meteorologia prevê tempo nublado e chuvas isoladas, nada que faça desistir do programa ao ar livre. Atrações não faltarão. No início da noite, por volta das 20h, o Polo Pina, na altura do Recife Praia Hotel, terá um arrastão de samba. Quando começar a virada, o público vai cantar com Alcione.
Na altura do Edifício Acaiaca, em Boa Viagem, os românticos e fãs eternos da Jovem Guarda poderão recepcionar 2010 ao som do tremendão Erasmo Carlos. Seu repertório inclui Sentado à Beira do Caminho, Fama de Mau, Olhar de Mangá, Jogo Sujo e outras.
Antes de Erasmo e Alcione, o público vai acompanhar por 15 minutos o show pirotécnico, com a queima de cinco toneladas de fogos de artifício, que irão colorir o céu de vermelho, amarelo, ouro e prata. Os artefatos foram levados para a segunda linha dos arrecifes e serão detonados por controle remoto, explodindo a 400 metros da praia para segurança dos foliões.
A Prefeitura do Recife, organizadora da festa, avisa que montou um esquema especial de fiscalização e ações para que as pessoas desfrutem do evento na faixa de areia. A Diretoria de Controle Urbano (Dircon), a Empresa Manutenção e Limpeza Urbana (Emlurb), a Companhia de Trânsito e Transporte Urbano (CTTU) e a Guarda Municipal terão equipes no local, das 8h até a manhã de 1º de janeiro. Na área haverá 60 banheiros químicos. E não será permitido vender bebida em garrafas de vidro.
Mesmo durante a festa, a Prefeitura do Recife promete exigir o cumprimento das normas de disciplinamento e a determinação da Gerência Regional de Patrimônio da União que desde 2007 proibiu a instalação de toldos na orla.
Serão delimitados os espaços para o comércio informal e o calçadão deverá ser mantido livre de obstáculos. “Sem tendas e mesas sobrará mais espaço para as famílias se confraternizarem”, explica Maria José De Biase, diretora da Dircon.
COMO CHEGAR - A interdição da Avenida Boa Viagem, às 8h de hoje, será entre as Ruas Ribeiro de Brito e Padre Bernardino Pessoa. O fechamento ocorria à tarde, mas foi antecipado, conforme a CTTU, para acomodar melhor o público, já que é esperado um volume maior de pessoas, por causa dos dois polos de atrações. Trinta agentes de trânsito vão bloquear e fiscalizar a avenida. Apenas moradores, cujo imóvel não tem outra porta de acesso, poderão passar pelo trecho fechado ao tráfego de veículos. Não será permitido estacionar na via. A circulação voltará ao normal por volta das 10h de amanhã.
Os que forem ao réveillon da orla devem deixar o carro em casa e seguir de táxi ou de ônibus. Se for de carro, o ideal é chegar cedo. Haverá poucas áreas de estacionamento em Boa Viagem. Deixar o carro em casa também é uma forma de evitar acidentes.
Fonte: JC Online.
Nenhum comentário:
Postar um comentário