O tucano acusa Berzoini de querer se "vacinar" para o caso de alguém da oposição fazer qualquer manifestação sobre o apagão. Guerra não perde a oportunidade e devolve a alfinetada:
- Berzoini está com excesso de animação. (...) Nós não trabalhamos nesse ambiente que eles trabalham. Nos manifestaremos sobre isso tão logo tenhamos as causas desse apagão.
Na noite desta terça-feira, 10, por volta das 22h30, 18 unidades geradoras da usina de Itaipu não conseguiam passar eletricidade para a rede distribuidora. Segundo o Ministério de Minas e Energia, o problema atingiu pelo menos 18 Estados: Mato Grosso do Sul, São Paulo, Rio de Janeiro, Espírito Santo, Mato Grosso, Rio Grande do Sul, Paraná, Santa Catarina, Minas Gerais, Goiás, Acre, Rondônia, Bahia, Sergipe, Paraíba, Alagoas, Pernambuco, Rio Grande do Norte.
Na entrevista, Guerra fala também do crescimento da ministra Dilma Rousseff (Casa Civil) na pesquisa de intenções de voto para a presidência em 2010. Para o tucano, "é previsível que Dilma cresça tendo em vista o grau de divulgação que ela tem".
A pesquisa da Vox Populi aponta que o governador de São Paulo, José Serra (PSDB), embora lidere as intenções de voto para as eleições presidenciais de 2010 com 36%, caiu 4 pontos percentuais. O levantamento mostra uma recuperação de Dilma Rousseff (PT), que passou de 15%, registrado na pesquisa de outubro, para 19%.
A Vox Populi ouviu 2 mil eleitores em 170 cidades de todos os Estados, menos no Acre, Roraima e Rondônia, entre os dias 31 de outubro e 6 de novembro. A margem de erro é de 2,4 pontos percentuais.
Leia abaixo a entrevista:
Terra Magazine - O presidente do PT, deputado Ricardo Berzoini (SP), disse que a oposição deve estar feliz com o apagão. Em outras palavras, acusou de oportunismo?
Sérgio Guerra - Eu não dei nenhuma palavra sobre esse apagão. Vários jornalistas me procuraram para falar sobre isso. Nós só nos pronunciaremos sobre esse acontecimento depois de colocadas as reais causas técnicas dele. O Berzoini está buscando o que falar. Isto que ele fez é rigorosamente conhecido como vacina.
No caso, precisa?
Ele dá a vacina na expectativa de que possa vir um comentário, para que depois ele possa dizer que o comentário está contaminado pela política. Não tem nada disso. Berzoini está com excesso de animação.
O Berzoini quis se blindar de um possível oportunismo da oposição?
Nós não trabalhamos nesse ambiente que eles trabalham. Nos manifestaremos sobre isso tão logo tenhamos as causas desse apagão. Nós não vamos comemorar nunca se faltar luz para a população.
O senhor viu a pesquisa da Vox Populi que indicou crescimento da ministra Dilma Rousseff?
Não indica que Serra tenha caído.
Mas que Dilma tenha subido...
Isso é uma guerra de pesquisa. Tem uma pesquisa ontem, uma hoje, uma depois de amanhã. Não dá pra falar sobre todas.
Como o PSDB lida com esse crescimento da ministra? O senhor atribui isto a algum fator?
A própria Vox Populi indica uma variação da candidatura do PSDB entre 36% e 41%; e a da ministra Dilma entre 13% e 15%. Para mim, essas pesquisas todas têm uma margem de erro. Duas pesquisas nessa mesma semana dizem o contrário. O nosso controle interno diz que, com margem de erro, Dilma está entre 15% e 18% das intenções de voto. Consideramos esse levantamento a longo prazo. No caso do candidato Serra, varia entre 36% e 36,4%. Os dois candidatos, Serra e Dilma, variam entorno desses números há seis meses.
Mas o senhor não respondeu a minha pergunta anterior...
É previsível que Dilma cresça tendo em vista o grau de divulgação que ela tem. Da mesma forma que, quando ela reduziu seu número de aparições, caiu nas pesquisas. Quer dizer, as intenções de votos em Dilma estão diretamente ligadas à intensidade de aparições dela naquele momento. Por isto que prefiro trabalhar com a série de pesquisa e não com a do dia.
Se, como o senhor diz, as aparições da ministra são positivas para as intenções de votos nela, o PSDB não deveria se decidir logo entre Serra e Aécio?
Não, não, não... Isso já aconteceu antes. Posso te mostrar levantamentos que ela foi pra lá, foi pra cá... Sempre neste patamar. O nosso patamar tende a estar entre 36% e 40%. Não nos apressamos. No caso dela, o grau varia com a aparição. No caso do PSDB, não.
No caso do governador mineiro, Aécio Neves, ele aparece com 18% e Dilma com 20%. Isso preocupa o PSDB na hora de escolher quem vai pra disputa?
Outras pesquisas mostram que Aécio está à frente da Dilma. A gente está avaliando pesquisa considerando a série de alguns meses. Mas sim, há um leve crescimento dela, uma leve redução do Serra e um leve crescimento para Aécio. Tudo isso sempre foi previsível.
Fonte:Terra.
Nenhum comentário:
Postar um comentário