terça-feira, 17 de novembro de 2009

Natal do Recife investe R$ 1 milhão em iluminação ecologicamente correta.

O Recife terá um Natal ecologicamente correto. Com iluminação toda feita a base de leds e fibra ótica, que consome menos energia e tem maior durabilidade, sairão dos cofres públicos para o Natal da Paz (que homenageia Dom Helder Câmara) R$ 1 milhão - 25% a menos que no ano passado.

Segundo a arquiteta Jamile Tormann, em coletiva de imprensa realizada na tarde desta terça-feira, com a nova tecnologia, será possível gastar menos e, ao mesmo tempo, ampliar a área que receberá as luzes. "Contribuímos com a preservação do meio ambiente e com o baixo consumo de energia, mas com muita luz", assegura Jamile, informando que materiais utilizados em 2008 estão sendo reaproveitados.

A iluminação será inaugurada em 6 de dezembro e ficará nas ruas por um mês, até o Dia de Reis. No Recife Antigo, ela poderá ser vista no Marco Zero, Rua do Bom Jesus, Av. Rio Branco, Av. Marquês de Olinda, Rua Barbosa Lima, Praça do Arsenal e Rua da Moeda. As pontes do Limoeiro, Giratória, Duarte Coelho, Maurício de Nassau, Buarque de Macedo, Boa Vista e a Av. Agamenon Magalhães fazem parte dos pontos que ficarão iluminados. Em Boa Viagem, a avenida beira-mar e os três jardins vão receber as luzes que, este ano, mesclam os símbolos natalinos com ícones da cultura local.

O ponto alto do Natal será um árvore de 20 metros de altura montada no Marco Zero [veja como ficará a decoração nos slides abaixo]. Serão 140 mil metros de fibra ótica que a farão trocar de cor. Segundo a arquiteta, a árvore, toda ornamentada com sombrinhas de frevo iluminadas, consome menos que um chuveiro elétrico.


Fonte: JC Online.

Nenhum comentário:

Postar um comentário