segunda-feira, 31 de agosto de 2009

Arcebispo volta à cidade onde passou a infância.

VITÓRIA DE SANTO ANTÃO – Duas semanas depois de ser saudado por uma multidão quando tomou posse como arcebispo de Olinda e Recife, dom Fernando Saburido viveu momentos semelhantes, ontem, neste município, na Zona da Mata. Mais de mil pessoas se reuniram na praça principal da cidade para recebê-lo, em homenagem organizada pelos moradores e pela Igreja Católica local. Embora tenha nascido no distrito de Jussaral, no Cabo de Santo Agostinho, Grande Recife, o sacerdote foi morar em Vitória aos 5 anos de idade.

Eram exatamente 18h quando, acompanhado de batedores da Polícia, dom Saburido chegou à Igreja de Nossa Senhora do Rosário. Sinos tocaram, anunciando a presença dele. Com lenços amarelos e brancos, os fiéis demonstraram a alegria de ter o religioso no município. Durante o curto trajeto até a frente do templo, foi bastante cumprimentado.

Dom Saburido recebeu do prefeito Elias Lira (DEM) as chaves da cidade. Soube pelo presidente da Câmara de Vereadores, Manoel de Holanda, que ganhará o título de Cidadão de Vitória. “Senti uma emoção muito grande na minha posse, no Recife. Também aqui estou emocionadíssimo e feliz com a acolhida. Já me sentia filho de Vitória. É com grande alegria que receberei o título de cidadão da cidade”, comentou.

Em cortejo, seguiu até a frente da Matriz de Santo Antão, onde foi celebrada uma missa. O padre Renato Cavalcanti, pároco da matriz, fez dois pedidos ao arcebispo: que sejam criadas duas novas paróquias no município (Maués e Pirituba) e que o diácono Egnício Alves de Lira seja ordenado padre. “É um sonho de Egnício virar padre. Ele só não seguiu a vida sacerdotal porque não teve condições de pagar os estudos”, contou padre Renato.

Seis dos sete irmãos de dom Saburido, além de sobrinhos e outros parentes, acompanharam as homenagens. Estavam lá Rosângela, Carmem, Maria Dulce, Sérgio, Pedro e Evaldo Saburido. Apenas Francisco de Assis, que mora em Araripina, não foi. “Estamos muito felizes. Tonho (como é chamado pela família) sabe escutar, tem humildade e é um homem de diálogo”, comentaram as irmãs Rosângela e Carmem. Moradores de Jussaral também estavam presentes.
Mesmo sem conhecer dom Saburido, a manicure Severina Vicente da Silva fez questão de ir à matriz saudá-lo. “Tomara que ele seja um bom arcebispo.”

A estudante Simone Oliveira se apressou em cumprimentá-lo, assim que ele chegou à cidade. “É filho de nossa terra e estamos orgulhosos disso. Espero que os jovens voltem a frequentar a Igreja, atraídos pela renovação que vem com dom Saburido”, observou.

POSSE

Amanhã, às 9h, tomará posse como vigário-geral da Arquidiocese de Olinda e Recife o padre Lino Rodrigues Duarte, 57 anos, administrador da Paróquia de Nossa Senhora de Fátima, em Bairro Novo, Olinda. A cerimônia será na Capela de Nossa Senhora da Conceição, que fica na sede da Cúria Metropolitana, na Várzea, Zona Oeste do Recife.

Na próxima segunda-feira, dom Saburido viajará a Roma, na Itália, onde passará 20 dias, participando de uma visita ao papa Bento XVI. Ele integrará uma comitiva de bispos da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil, Regional Nordeste II.


Fonte: Jornal Do Comércio.

Nenhum comentário:

Postar um comentário