O Ministério da Saúde do Uruguai confirmou nesta quarta-feira a sétima morte no país por conta da gripe suína --como é chamada a gripe A (H1N1). Trata-se de um homem de 53 anos do departamento de Florida, a aproximadamente 100 quilômetros da capital, Montevidéu.
Até o momento, as sete vítimas contabilizadas são pessoas de entre 53 e 60 anos que apresentavam outras complicações além da gripe.
O Centro de Tratamento Intensivo (CTI) de dois hospitais públicos de Montevidéu está lotado com pessoas suspeitas de ter a doença.
O Ministério da Saúde modificou nesta terça-feira o protocolo de assistência às pessoas com a doença. Elas receberão remédios diante do primeiro indício do vírus, e não após a confirmação de que foram infectadas pelo vírus da gripe suína.
Segundo o último balanço da OMS (Organização Mundial da Saúde), divulgado na segunda-feira (6), o Uruguai possui 195 casos da doença.
Sintomas
A gripe suína é uma doença respiratória causada pelo vírus influenza A, chamado de H1N1. Ele é transmitido de pessoa para pessoa e tem sintomas semelhantes aos da gripe comum, com febre superior a 38ºC, tosse, dor de cabeça intensa, dores musculares e articulações, irritação dos olhos e fluxo nasal.
Para diagnosticar a infecção, uma amostra respiratória precisa ser coletada nos quatro ou cinco primeiros dias da doença, quando a pessoa infectada espalha vírus, e examinadas em laboratório. Os antigripais Tamiflu e Relenza, já utilizados contra a gripe aviária, são eficazes contra o vírus H1N1, segundo testes laboratoriais, e parecem ter dado resultado prático, de acordo com o CDC (Centros de Controle de Doenças dos Estados Unidos).
Fonte: EFE
Nenhum comentário:
Postar um comentário