segunda-feira, 22 de junho de 2009

Oposição iraniana convoca nova marcha de protesto.

A oposição iraniana deve marchar nezta segunda-feira de novo em protesto pelo resultado das eleições presidenciais do dia 12 de junho, que considera fraudulento, e pediu que se acendam velas em homenagem às vítimas. Segundo informações da oposição a concentração vai acontecer às 16h (10h30 de Brasília) na praça de Haft-e Tir, no centro norte da capital, e se deslocará em direção ao norte através da avenida Valy-e Asr, a mais longa de Teerã.
Também se pediu à população que uma hora depois acenda luzes e velas em lembrança de Neda, a jovem morta a tiros nos protestos enquanto falava com seu pai, e dos outros manifestantes que perderam a vida durante as mobilizações.
As imagens da morte de Neda, gravadas em um telefone celular e colocadas posteriormente na internet, deram a volta ao mundo já transformaram a jovem de 16 anos em um símbolo da revolta reformista.
O Irã é palco a mais de uma semana de manifestações e violentos confrontos, que explodiram após a vitória eleitoral, por maioria absoluta, do presidente, Mahmoud Ahmadinejad.
Teerã está tomada por soldados das forças antidistúrbios, da Polícia secreta e dos milicianos islâmicos basij desde que na terça-feira passada as autoridades consideraram "ilegais" as manifestações da oposição.


Fonte: EFE

Nenhum comentário:

Postar um comentário